Entre os dias 26 e 29 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF), recebeu o Dr. Michael Ramminger para atividades como professor visitante.
O alemão Michael Ramminger é filósofo e teólogo, estudou em Saarbrucken e Munster. É doutor em Teologia, atuando Institut fur Theologie und Politik (ITP), em Munster. Foi professor convidado na University of Supplied Siences/Munster e da Westf. Wilhelms-Universitat Munster.
É autor de vários livros, entre eles "...Wir waren Kirche ... inmitten der Armen.": Das Vermachtnis der Christen fur den Sozialismus in Chile von 1971-1973 (ITP, 2019). Também é o coordenador técnico da coleção que sistematiza a obra completa de Kuno Fussel.
Ramminger tem longa e histórica de relação acadêmica com a USF, desde os tempos dos congressos organizados pelo Instituto Franciscano de Antropologia (IFAN). Recentemente, tem desenvolvido trabalhos conjuntos com o professor Allan da Silva Coelho.
Em 2021, o professor. Allan participou como conferencista em um congresso em Frankfurt, discutindo o centenário do fragmento de Walter Benjamin intitulado “Capitalismo como Religião”, que reuniu de maneira interdisciplinar acadêmicos e militantes políticos. Este congresso resultou na publicação de uma coletânea de estudos intitulada “Kapitalismus: Kult einer todlichen Verschuldung. Walter Benjamins prophetisches Erbe” (ITP, 2021).
Tal obra compartilha textos com a coletânea brasileira que se chamou “Pensamento Crítico e Profecia: 100 anos de Capitalismo como Religião de Walter Benjamin”, publicado pela Editora Recriar (2021). Esta visita técnica de sete dias permitiu estabelecer pontos em comum entre os interesses acadêmicos dos membros do ITP e nosso programa de pós-graduação, em especial em torno da crítica do capitalismo em vistas a sua superação na perspectiva humanista.
Em 2022, diversos membros do ITP participaram de forma virtual de reuniões do Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), Fetichismo e Pensamento Crítico, apresentando e discutindo pesquisas em andamento. Michael Ramminger discutiu os processos formativos que articulavam cristianismo e marxismo no contexto do governo Allende no Chile.
Pilar Puertas apresentou sua pesquisa historiográfica sobre as formas de educação popular em torno de Dom Sergio Mendez Arceo, bispo de Cuernavaca, no México, como processo fundamental para as novas iniciativas políticas como o movimento zapatista. Norbert Artns discutiu elementos fundamentais da obra crítica de Franz Hinkelammert, de quem além de estudioso, foi amigo. Os mestrandos e doutorandos deste grupo de pesquisa, além de dialogar sobre metodologias de pesquisa e sua relevância para a área da educação crítica no Brasil, também compartilharam seus referenciais teóricos comuns, como por exemplo, Enrique Dussel, Franz Hinkelammert, Hugo Assmann e Paulo Freire.
Em 2023, novamente o professor Allan foi convidado como conferencista em outro congresso em Frankfurt, desta vez para discutir a atualidade da Tese I, de Walter Benjamin, em “Sobre o Conceito de História”. Allan defendeu, a partir da tradição de Paulo Freire, a atualidade da tese para pensar a formação de sujeitos capazes de enfrentar o novo fascismo e a articulação entre neoliberais e fundamentalistas religiosos que questionam os direitos humanos e promovem o negacionismo climático. Os textos deste significativo congresso também estão sendo trabalhados para a publicação de um livro em alemão.
Agora, em 2024, Ramminger visita nossa universidade. Entre os pontos de interesse, a discussão da articulação entre a dimensão teológica do pensamento crítico e os movimentos sociais. No dia 26 de abril, Ramminger discutiu os desafios contemporâneos, como a crise sócio climática, o neofascismo e a guerra com membros dos movimentos ambientais da cidade de São Paulo.
No fim de semana, o professor visitante alemão visitou os trabalhos do Padre Júlio Lancelotti com os excluídos e realizou um debate sobre os desafios ecos socialistas com militantes da esquerda brasileira. No dia 29 de abril, em encontro com nosso reitor, Prof. Dr. Frei Gilberto Garcia, OFM, que recepcionou em alemão. Em seguida, Ramminger discutiu os projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco (PPGE-USF), contando com a presença de outros pesquisadores, entre eles o vice-reitor da USF, Prof. Dr. Frei Thiago Hayakawa, OFM.
A intensa agenda de trabalhos, aprofunda laços de afinidades e permite uma maior integração na produção conjunta de pensamento crítico colocado a serviço da transformação em favor da justiça social e climática tão necessária.