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Stricto Sensu

Stricto Sensu

Campus    Cursos
Mestrado Educação

Confira: Fica convocado o corpo discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Educação da Universidade São Francisco – USF para, no período 7 a 23 de abril de 2014, eleger seu
Representante e respectivo suplente para a Comissão de Bolsas e o Colegiado do referido Programa. Acesse o edital

O programa é desenvolvido por meio de estudos e investigações relacionados às linhas de pesquisa que se articulam, entre outros aspectos, perspectivas sociais, históricas e culturais acerca das questões educacionais.

  • Público-alvo: Portadores de diploma de ensino superior.
  • Titulação: Mestre em Educação.
  • Duração: de 18 a 24 meses 
  • Mensalidade 2014: R$ 1.616,41


Descontos: Desde agosto de 2008, os alunos que pagarem as mensalidades até o último dia útil do mês anterior ao vencimento terão os 5% de desconto (que já tinham) mais 25% perfazendo um total de 30% de desconto. Este desconto só vale para quem não tem nenhum outro tipo de desconto e/ou bolsa.


Conheça um pouco mais sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da USF, acesse o Regulamento do Programa em Educação - Mestrado.

Processo Seletivo

ALUNO REGULAR

As inscrições para o regime de Aluno Regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Educação – Mestrado foram encerradas no dia 02 de dezembro de 2013.

Início das aulas: 24 de fevereiro de 2014

Confira o edital e dados do último processo:

Edital, clique aqui.
Bibliografia, clique aqui.
Candidatos convocados no Processo Seletivo para Aluno Regular, clique aqui.
Indicação dos orientadores aos aprovados no processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, clique aqui

 

ALUNO ESPECIAL

Ficam abertas, no período de 2 de dezembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014, as inscrições
para candidatos ao regime de Aluno Especial, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Educação, da Universidade São Francisco – USF.

Confira o cronograma e mais informações sobre este processo seletivo: 

Etapa

Data 

Inscrições Até 31/01/2014
Envio de documentação Até 31/01/2014
Entrevista 11/02/2014, às 14h no Prédio Central do Campus Itatiba
Resultado 13/02/2014
Matrícula 17 a 21 de fevereiro
Início das aulas 24 de fevereiro de 2014

Para conferir a lista de convocados para a matrícula, clique aqui.
Informações completas no edital, clique aqui.

 

Inscrições

Aluno Regular:

Inscrições encerradas em 02/12/2013
Para consultar a sua inscrição ou reemitir boleto bancário, clique aqui.


Aluno Especial

Para efetuar a sua inscrição no processo seletivo, clique aqui.

Para consultar a sua inscrição ou reemitir boleto bancário, clique aqui.

Matriz Curricular

Para a obtenção do título de Mestre em Educação, o pós-graduando deverá integralizar um mínimo de 54 créditos, sendo 24 em disciplinas (8 obrigatórios na linha de pesquisa escolhida pelo aluno e 16 nas demais linhas) e 30 créditos referentes à elaboração da dissertação. Além disso, o aluno deve ter proficiência em inglês ou francês antes do exame de qualificação e ter sua dissertação aprovada por banca examinadora.

Disciplinas do Mestrado (Comuns também ao Doutorado)

Linha de pesquisa: Matemática, Cultura e Práticas Pedagógicas
Nome das disciplinas:

  • A formação docente: construtos e conceitos
  • Cultura e processo de escolarização
  • Cultura e produção de conhecimento
  • Culturas escolares
  • Currículo e diversidade
  • Jogo e cultura
  • Matemática, cotidiano e escolarização
  • Narrativas, história oral e educação matemática
  • O conhecimento matemático escolar
  • Pesquisas no e do cotidiano escolar
  • Processos de produção e análise de pesquisas em educação
  • Produção e difusão de saberes em processos educativos
  • Seminários de pesquisa
  • Tendências em educação matemática
  • Teoria e prática em resolução de problemas na educação matemática
  • Tecnologia educacional e a formação docente
  • Tópicos especiais I
  • Tópicos especiais II
  • Tópicos especiais III

Linha de pesquisa: Linguagem, Discurso e Práticas Educativas
Nome das disciplinas:
  • Cultura e processo de escolarização
  • Discurso, sujeito e práticas educativas
  • Estudos sobre discurso, sujeito e saberes
  • Estudos sobre letramento
  • Linguagem, pensamento e educação
  • Políticas de educação e discurso
  • Subjetividades em educação na contemporaneidade
  • Tópicos especiais I
  • Tópicos especiais II
  • Tópicos especiais III

Linha de pesquisa: História, Historiografia e Ideias Educacionais
Nome das disciplinas:
  • Educação, trabalho e classes populares
  • História da educação infantil
  • História das instituições educacionais
  • Histórias de leitura para professores
  • História e historiografia da educação brasileira
  • Os intelectuais e a história da educação
  • O urbano e seus lugares de memória e educação
  • Teoria e metodologia da pesquisa em história e história da educação
  • Tópicos especiais I
  • Tópicos especiais II
  • Tópicos especiais III

Confira o ementário das disciplinas,clique aqui.

Linhas de Pesquisa

Linguagem, discurso e práticas educativas

A linha desenvolve pesquisas sobre questões relacionadas à linguagem, aos diferentes tipos de discurso e às práticas educativas. Os trabalhos produzidos abordam temas tais como: práticas sociais de leitura e escrita, leitura e produção textual no contexto da educação escolar e não escolar; modos de constituição da subjetividade; interação social, linguagem e representações sobre o trabalho docente.

Matemática, cultura e práticas pedagógicas

A linha tem como eixo norteador o conhecimento matemático em seus aspectos curriculares, pedagógicos e culturais, bem como a formação do professor que ensina matemática. As pesquisas convergem para temas como: as relações entre os conhecimentos matemático escolar e cotidiano; a produção do conhecimento matemático escolar na prática pedagógica; o conhecimento matemático no contexto da educação de adultos; os contextos da formação docente.

História, historiografia e ideias educacionais

A linha trabalha com o estudo da história da educação brasileira considerando a formação desse campo historiográfico, a organização de grupos de intelectuais voltados para a reflexão sobre a educação e a escola no Brasil, a história das instituições educacionais, bem como a constituição do campo educacional e de suas personagens. As pesquisas desenvolvidas abordam temas como: a história da infância, a história das instituições de ensino, a história de leituras de formação docente e aspectos da atuação dos professores e a história dos materiais escolares.

Grade Horária

Confira a grade horária do PPGSS em Educação - Mestrado:

Grade horária - 1º semestre de 2014

Disciplinas Comuns ao Mestrado e Doutorado.



Docentes

Conheça os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação:

LINGUAGEM, DISCURSO E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Profa. Dra. Luzia Bueno
luzia.bueno@usf.edu.br
> Currículo Lattes

Profa. Dra. Marcia Aparecida Amador Mascia
marcia.mascia@usf.edu.br
> Currículo Lattes

Profª. Dra. Jackeline Rodrigues Mendes
jackeline.mendes@usf.edu.br
> Currículo Lattes

MATEMÁTICA, CULTURA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Profª. Dra. Celi Espasandin Lopes
celi.lopes@usf.edu.br
> Currículo Lattes

Profª. Dra. Adair Mendes Nacarato
adair.nacarato@usf.edu.br
> Currículo Lattes

Profª. Dra. Alexandrina Monteiro
alexandrina.monteiro@usf.edu.br
> Currículo Lattes

Profª. Dra. Regina Célia Grando
regina.grando@usf.edu.br
> Currículo Lattes

HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E IDEIAS EDUCACIONAIS

Prof. Dr. Moysés Kuhlmann Júnior
moyses.junior@usf.edu.br
> Currículo Lattes

Profª. Dra. Maria de Fátima Guimarães
fatima.guimaraes@usf.edu.br
> Currículo Lattes

Profª. Dra. Paula Leonardi
paula.leonardi@usf.edu.br
> Currículo Lattes

Bolsas de Estudo

Para conferir os classificados para concessão de bolsa de estudos oferecida pelos órgãos de fomento ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco – USF, clique aqui.



Estão abertas, no período de 26 de fevereiro a 19 de março de 2014, as inscrições para
processo classificatório para Bolsas de Estudos que poderão ser concedidas pelos órgãos de
fomento para nível de Mestrado e Doutorado aos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto
Sensu em Educação.

Para conferir o processo classificatório, clique aqui

Proficiência em Língua Estrangeira

A USF comunica que estão abertas as inscrições para o exame de Proficiência em Língua Estrangeira do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Mestrado 

Inscrições: até 11 de setembro de 2013.

Local: Central de Atendimento do Campus Itatiba, de segunda a sexta-feira, das 09h às 20h.

Idioma: As línguas estrangeiras oferecidas serão: francês e inglês 

Avaliação escrita:

Data: 16 de setembro de 2013
Horário: 09h30
Local: Na sala B, no Prédio Central, Campus Itatiba


Confira o edital:

Laboratórios

CDPAH

O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco, é um espaço de referência na pesquisa em história e historiografia da educação brasileira. Ele reúne acervos documentais de origem e natureza diversas e oferece uma vasta gama de documentos para as diferentes áreas da pesquisa.

  • O CDAPH desenvolve atividades voltadas à identificação, coleta, preservação, tratamento e divulgação de acervos de natureza arquivística e bibliográfica, fomentando e oferecendo subsídios tanto à pesquisa de iniciação científica, de pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento quanto à sociedade em geral, mediante:
  • O acesso e a divulgação de seu acervo;
  • O fomento ao intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições e áreas do conhecimento afins, no intuito de estimular a produção de trabalhos científicos e o debate acadêmico;
  • A promoção de diferentes atividades, tais como: cursos, eventos e visitas monitoradas, visando ampliar e garantir o acesso e a divulgação do conhecimento produzido no universo acadêmico junto à sociedade em geral;
  • A participação em iniciativas de preservação do patrimônio histórico e
  • cultural.
  • A par da trajetória e dinâmica de suas diferentes frentes de atuação, o CDAPH tem se empenhado em produzir e contribuir para a consolidação de uma vigorosa política editorial, destinada a garantir o acesso e a divulgação de trabalhos fundamentais à docência e ao desenvolvimento de pesquisas em História da Educação brasileira.
>> Clique aqui para mais detalhes sobre o CDAPH



NEPEM - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática

O NEPEM - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática, desde sua criação em 1984, tem atuado em três frentes que interagem entre si:
  1. Atendimento pedagógico aos alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia da Universidade São Francisco (mais de 800 atendimentos a cada semestre);
  2. Trabalhos de extensão (gratuitos), atendendo aos alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade e de outras instituições, como também aos professores que ensinam matemática, nos diversos níveis das redes pública e privada da região de Itatiba por meio de cursos, oficinas, atendimentos individuais, entre outros;
  3. Centrado em atividades de pesquisas constituiu-se como um espaço de pesquisa para professores e alunos (Iniciação Científica e TCC), inclusive tendo se cadastrado desde 2000 como grupo de pesquisa no CNPq.
O NEPEM, no campo das pesquisas, atende também aos mestrandos tanto em seus trabalhos individuais como na realização de pesquisas coletivas. Disponibiliza aos alunos, professores e pesquisadores que dele participam, sua infra-estrutura e material de apoio às pesquisas (livros técnicos, gravadores, fitas, materiais pedagógicos, espaço físico, entre outros).



Grupo Colaborativo em Geometria

Trata-se de um laboratório para pesquisas em Geometria Dinâmica organizado com o financiamento do MCT/CNPq para o projeto Professores e Licenciandos produzindo saberes em Geometria: trabalho colaborativo na Universidade, para o período de 2005 a 2007, sob a responsabilidade das docentes Adair Mendes Nacarato e Regina Célia Grando.

O espaço físico conta com uma sala equipada com 06 microcomputadores, impressora multifuncional, os softwares Cabri Géomètre e Sketchpad, além de mobiliário. O projeto envolve alunos da Graduação, da Pós-Graduação e professores da rede de ensino de Itatiba.



PROFEJA e SAEDU

A partir do 2º semestre de 2009, os alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação poderão contar com dois novos espaços:

PROFEJA - Laboratório do Projeto de Formação Continuada de Professores de Educação de Jovens e Adultos.

SAEDU - Sala de estudos do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Mais informações em breve. Aguarde!

Orientações para Dissertações

Como condição para obter o título de Mestre em Educação, o aluno terá que elaborar uma dissertação e defendê-la publicamente.

Acesse, também:

Mestrado

Atenção:

Na encadernação de sua Dissertação, a lombada deverá conter a impressão do Título da mesma . Lembrando que o ano que deve constar na capa é o ano de defesa.


Links Relacionados

Confira os links relacionados abaixo:

CAPES
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

CNPQ
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

FAPESP
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Dissertações Defendidas

Confira as dissertações elaboradas por nossos mestrandos: clique aqui.



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