O evento será transmitido online pelo Youtube USF.
Data:
25/09/2023
a 27/09/2023
Local:
O curso de História da Universidade São Francisco (USF) realiza nos dias 25, 26 e 27 de setembro, às 19h30, a III Semana de História: América Latina, Cultura política no século XX, o evento será transmitido de forma remota, pelo Youtube USF.
O evento abordará assuntos como "As Canções das Direitas na Nova República Brasileira: usos, tipologias e contextos imediatos de produção", "Uma Visão Sobre a Repressão e a Resistência Chilena há 50 Anos do Golpe" e "A Religião do Fascismo".
Para emissão de certificados, é necessário realizar a inscrição do evento e participação do mesmo.
Comissão organizadora:
Flávia Renata Correia Porto - Representante discente.
Prof. Me. Marcio Bernardi.
Prof. Dr. Allan da Silva Coelho
Prof. Me. Lucas da SIlveira Andrade
Dia 25 de Setembro: Link de Transmissão
Tema: As Canções das Direitas na Nova República Brasileira: usos, tipologias e contextos imediatos de produção:
Palestrante
Alexandre de Almeida: Pesquisa história, etnografia e análise documental das “Direitas Grupusculares", com focos em: relações entre culturas juvenis (Skinheads, Punks, entre outros) e partidos políticos, movimentos sociais e organizações nacionalistas: populismos, identitarismos branco/europeu e mitologias políticas; a utilização da música e do audiovisual como ferramentas de agitação metapolítica; tipologia documental, preservação documental e organização de acervos;
Possui doutorado em História Social, pela Universidade de São Paulo, sobre a produção musical dos Skinheads White Power brasileiros e desenvolveu investigações sobre a mitologia política dos Skinheads White Power paulistas, no mestrado. Também se dedica à produção de registros audiovisuais e sonoros de manifestações públicas das "Direitas Grupusculares", na cidade de São Paulo. É autor do livro “Os mitos políticos do Poder Branco Paulista”, editora Todas as musas, 2022.
Dia 26 de Setembro: Link de Transmissão
Tema: Uma Visão Sobre a Repressão e a Resistência Chilena há 50 Anos do Golpe
Palestrante
Alessandra Chelest: Doutora em História Social pelo departamento de História Social PUC/SP, especialista e mestre em História Social pela PUCSP, pesquisadora ligada ao Centro de Estudos de História América Latina (CEHAL-PUC/SP). Atuou como pesquisadora histórica no documentário “O grande Irmão: O dia que durou 21 anos II” de Camilo Tavares e autora do livro, “ Ainda assim resistimos: a mobilização social chilena a partir das lentes de Pablo Salas”. Concentra as pesquisas na História da América Latina Contemporânea, pelos estudos audiovisuais em especial na estética através dos quais centra-se na análise das ditaduras latinas abordando a violência institucional como manifestação de um Estado autocrático cuja relação com a sociedade que integra é inerentemente violenta.
27 de Setembro: Link de Transmissão
Tema: A Religião do Fascismo
Palestrante
Alberto da Silva Moreira: Alberto da Silva Moreira graduou-se em Filosofia e Teologia no ITF em Petrópolis-RJ em 1980. Concluiu o doutorado em Teologia Fundamental na Westfalische-Wilhelms-Universität de Münster, Alemanha, em 1988 e o pós-doutorado em Ciências da Religião (Mídia e Religião) na Facultat de Teologia Fonamental, em Barcelona-Espanha e na Nottingham-Trent-University, Inglaterra, em 1998. Atualmente é Professor Adjunto (tempo integral) da Universidade Católica de Goiás no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religão, do qual foi coordenador. Pesquisador do CNPQ (Pd nível 2). Trabalhou como editor-científico da Editora Vozes e no Instituto Franciscano de Antropologia, na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Atua nas áreas de Sociologia e Ciências da Religião, Teologia e Franciscanismo, com ênfase em Ciencias da Religião. Em 2008 assumiu a Cátedra Hemmerle como Gastprofessor da Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule de Aachen, Alemanha. Pós-doutorado na faculdade de Sociologia da Università Degli Studi di Padova em 2017 sobre Estetização da Religião. É membro da International Society for the Sociology of Religion, coordena o Núcleo de Estudos Avançados em Religião e Globalização e o Centro de Estudos Brasil-Oriente Médio na PUC Goiás; assessora o Grupo de Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB e movimentos sociais no Centro-Oeste.
Para efetuar a inscrição, clique aqui.
Para acompanhamento da inscrição, clique aqui.