Universidade São Francisco realiza “Semana de Oração pela Paz”
04/11/2019
Recordando o “Espírito de Assis”, memorável encontro entre o Papa João Paulo II e líderes religiosos na Basílica de São Francisco realizado em 27 de outubro de 1986. A Pastoral Universitária da USF realizou de 28 a 31 de outubro de 2019 a “Semana da Oração pela Paz” em todos os Câmpus da Universidade. Neste ano, de modo especial, fizemos memória dos 800 anos do encontro entre Francisco de Assis e o Sultão Malik al-Kamil do Egito.
São Boaventura, frade menor e biógrafo de São Francisco, relata no capítulo IX da Legenda Maior, que durante a quinta cruzada no ano de 1219, o santo de Assis dirige-se a presença do sultão Malik Al-Kamil. A tentativa era parar a guerra e as cruzadas, e, indicar que outras “armas” poderiam ser substituídas pelas espadas: o diálogo e paz. Sem a violência de ambos os lados, para Francisco, era possível construir um mundo de paz.
Neste caminho do diálogo e na busca da paz, a Universidade São Francisco, promove todos os anos, estes momentos de encontro, de reflexão e da cultura do diálogo. Cada líder religioso, pode, a seu modo, transmitir uma mensagem, convidar para a oração e fazer nossos alunos refletirem sobre temas da atualidade.
Neste ano, o pano de fundo das reflexões, foi justamente o memorável encontro entre Francisco de Assis e o Sultão do Egito.
Citamos abaixo, os nomes dos líderes religiosos que estiverem conosco ao longo da semana em nossos diversos Câmpus. A eles nossos sinceros agradecimentos.
Babalorixá Ademilson de Oxossi da Federação Afro Cultural Grupo Endara de Nazaré Paulista; Babalorixá Bil de Xangô da Associação Bragantina de Umbanda e Candomblé de Bragança Paulista; Fernando Toledo da Doutrina Espírita – CEIA; Ivany Peral Rodrigues - Seicho No Ie do Brasil; Janaína Assis do Centro Espírita Nova Odessa/SP; Leandro dos Santos Liberato da Igreja Assembléia de Deus Melquizedeque; Loyane Ferreira da Associação Buda Darma; Marcos Lopes da Associação Buda Darma; Maria Lúcia da Seicho-No-Ie do Brasil; Monja Budista Kelsang Chime do Centro Budista Kadampa; Pai Marcello de Oxum da Umbanda; Pastor Luiz Carlos Ramos da Igreja Metodista; Pe. José Valério Lopes dos Santos da Paróquia Ortodoxa de Campinas; Preletor Luciano de Paulo Fermino da Seicho-No-Ie do Brasil; Samir Musa da Sociedade Islâmica de Campinas; Sheik Hossein Khaliloo da Comunidade Islâmica Xiita no Brasil; Sheik Rodrigo Jalloul do Centro Islâmico Fátima Zahara da Penha/SP; Sheila Rizzo do Espiritismo Casa do Caminho de Bragança Paulista. Compartilhe