Em parceria com CRF-SP, Curso de Farmácia da USF promove Plenária Ética Simulada

16/06/2016
 Alunos do 9° semestre do Curso de Farmácia Universidade São Francisco (USF) de Bragança Paulista e Campinas simularam a realização de uma plenária ética nos dias 7, 8 e 9 de junho. Trata-se da terceira edição do evento, intitulado III Plenária Ética Simulada, quando é realizada uma simulação de uma plenária de julgamento de processo ético disciplinar do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP).

A atividade, que foi coordenada pelo Prof. Rodinei Vieira Veloso, é referente ao Trabalho Integrado do 9° semestre, componente curricular obrigatório previsto no projeto pedagógico do curso. As atividades desenvolvidas demandam conhecimentos que são trabalhados por meio das disciplinas do semestre corrente, conforme previsto nos planos de atividade das disciplinas. A "Plenária Ética Simulada" tem como objetivo discutir todas as etapas envolvidas na instauração do processo ético e, em seguida, simular a etapa da plenária, quando, de fato, ocorre o julgamento do profissional.

Durante a simulação, os acadêmicos fizeram o papel dos conselheiros e diretores do Conselho Regional de Farmácia. Os casos discutidos tiveram como temas dispensação errada de medicamentos, bem como ausência do profissional farmacêutico em laboratório de Análises Clínicas trabalhando em condições inapropriadas.

Prestigiaram o evento: a diretoria e conselheiros do CRF-SP, com destaque para a participação do Presidente do Conselho, Dr. Pedro Menegasso, do Diretor-tesoureiro, Dr. Marcos Machado e do Secretário-geral, Dr. Antônio Geraldo dos Santos, além dos representantes das seccionais de Bragança Paulista e Campinas. Também estiveram presentes o Frei Thiago Alexandre Hayakawa, presidente da Casa Nossa Senhora da Paz, mantenedora da USF, além dos diretores, professores e alunos da USF.

De acordo com a coordenadora do Curso de Farmácia do Campus Campinas, Profa. Michelle Carneiro Polli, esse trabalho, que caracteriza o encerramento do curso, possibilita que o aluno conheça o código de ética da profissão farmacêutica de forma prática e aplicada. Além disso, proporciona uma conscientização da importância em se tornar um profissional ético. “Esperamos com esse trabalho que o nosso aluno nunca se envolva em um processo ético quando formado, mas, ao contrário, mantenha sempre conduta profissional exemplar. Outro aspecto favorável é o conhecimento do trabalho do Conselho Regional de Farmácia, que tem como objetivos principais proteger a sociedade do mau profissional e valorizar a atuação ética e cidadã dos profissionais de Farmácia”, observou.

Já o coordenador do Curso de Farmácia do Campus Bragança Paulista, Prof. Carlos Eduardo Pulz Araújo, destacou a importância da parceria do CRF-SP com a USF. “Para nós, é um motivo de orgulho convidar entidades profissionais para apresentar um projeto como esse, que mostra que nos importamos com a ética e com o amor pela profissão”, finaliza Prof. Carlos.

Segundo o presidente do Conselho, Dr. Pedro Menegasso, tratou-se de uma iniciativa muito importante para melhoria da profissão e da educação farmacêutica. “Exercer uma profissão não é apenas ter domínio técnico sobre a atividade, mas também entender de sua responsabilidade ética”, ressaltou.

A notícia da realização do evento também foi veiculada no site do CR-SP e pode ser acessada no pelo site.

Histórico de Notícias