USF inaugura 2º fase do plano expansão para os cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo

26/08/2016
 O Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) iniciou em 2016 uma série de obras de expansão que visam a qualidade do Ensino Superior. Dando continuidade, no dia 25 de agosto ocorreu a inauguração do Centro Tecnológico das Engenharias e da Arquitetura e Urbanismo Frei Constâncio Nogara, que faz parte da 2º fase do plano expansão.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, representes dos conselhos de classe e membros da reitoria, docentes e coordenadores da USF. Participaram da cerimônia o Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, o Diretor Secretário, Frei Nilo Agostini, OFM, o Diretor Executivo da CNSP-ASF e reitor da FAE- Centro Universitário de Curitiba, professor Jorge Apóstolos Siarcos, o reitor da USF Joel Alves de Sousa Júnior, a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Andrea Alvares Fernandes, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral, a vice-prefeita de Bragança Paulista, Huguette Theodoro da Silva, do Presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Bragantina, José Eduardo Gonçalves, além de diretores de Campus, coordenadores de Núcleos, docentes, vereadores e autoridades locais.

Durante a recepção, o Frei Thiago destacou a importância dos novos espaços e também o fato da Instituição estar celebrando 40 anos de Presença Franciscana. “Estamos vivenciando um belo tempo na Instituição, com ampliações e construções de novos espaços. A renovação mais bela e profunda que vivenciamos é o encontro dos sujeitos, sejam alunos, professores e colaboradores, que diariamente se encontram aqui pensando, sonhando e projetando o futuro da nossa sociedade e do nosso país. É assim que a USF cumpre seu papel como instituição franciscana em estar ao serviço do outro. Esse é o desafio que vivenciamos com alegria e esperança”, afirmou o frei.

O reitor da USF professor Joel, ressaltou a importância de se homenagear os frades que fazem parte da história da Universidade. “A história da Universidade é rica e Frei Constâncio Nogara teve uma participação importantíssimo na trajetória da USF. A homenagem é significativa e muito merecida. Uma estrutura física, é o meio para alcançar um fim que é muito maior”, disse o reitor.

O Centro Tecnológico (CT) tem uma área de 1500 m² e tem como objetivo oferecer aos estudantes atividades práticas durante toda a graduação. No total serão sete laboratórios: Termofluídos, Estrutura e Materiais de Construção Civil, Técnicas de Construção Civil, Física e Eletricidade, Topografia e Geociências, Sistema LEAN (Produção Enxuta) e Maquetaria, que atenderão alunos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Engenharia Química. “É um espaço multidisciplinar de criação. A Universidade precisa disso no seu processo. Nosso corpo discente dará vida a esse novo espaço”, afirmou o coordenador do Curso de Engenharia Civil, Marcelo Bardi. Na sequência, os convidados puderam realizar um tour pelas novas instalações.

No mês de agosto, a USF também realizou a inauguração do Salão Nobre Frei Agostinho Salvador Piccolo (in memoriam), da Sala de Web Aprendizagem e o Anfiteatro Frei Fábio Panini (in memoriam). Também está sendo construído o Centro de Simulação Realística, um novo espaço para os alunos da área da saúde.

Histórico de Notícias