USF e Ceasa Campinas dão início às atividades da Escola de Cozinha

16/08/2018
USF e Ceasa Campinas dão início às atividades da Escola de Cozinha
 A Universidade São Francisco (USF) e a Ceasa Campinas realizaram nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, uma coletiva de imprensa, marcando o início das atividades práticas do projeto “Cozinha Ceasa/USF – Alimentação Sustentável ISA”, que visa a formação de cozinheiros e alimentação saudável, com uso integral dos alimentos, voltado às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), dentro do entreposto campineiro. O evento ocorreu no Espaço Gourmet da USF.
O evento contou com a presença do Vice-Reitor da USF e presidente da Mantenedora, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, o Diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, o Diretor administrativo-financeiro, Miguel Nicolau, o Presidente do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), João Benassi, a Coordenadora do ISA, Maria Carolina Loureiro Becaro., a Coordenadora do Curso de Gastronomia, Professora Andreia Pimentel e o Professor Adjunto do Curso de Gastronomia, Alexandre Meneguetti. Além de veículos da imprensa local.

Na abertura, o vice-reitor destacou que a missão da Universidade está presente em todos os projetos. “A educação em que estamos inseridos é pautada em parceiros que atendam as demandas do nosso entorno. A Universidade coloca nossos docentes para atuar na capacitação, formação desses futuros profissionais”, afirmou Frei Thiago.

“Temos a preocupação de fazer parcerias de interesse público e de aspecto social. Todos esses projetos têm como objetivo principal a solidariedade. Concretizar esse projeto vai promover a diferença em vários lares de Campinas”, disse o Diretor-presidente da CEASA.

As aulas – que vão começar no próximo dia 21 de agosto - serão ministradas por chefs docentes do Curso de Gastronomia e da Nutrição da USF. Entre os temas que serão abordados estão Cozinha Básica, Cozinha Brasileira, Cozinha Italiana, Oriental, Panificação e Confeitaria. Os 20 alunos terão aulas semanais até dezembro deste ano, na Escola de Cozinha da Ceasa, localizada dentro da central de abastecimento. “Com o projeto pretendemos trazer a transformação de vida por meio da educação, para que as pessoas tenham oportunidades concretas de ingresso no mercado de trabalho”, explicou a coordenadora do Curso de Gastronomia da USF que apresentou os módulos que serão abordados durante as aulas.

Ao final, os participantes receberão um certificado reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação, que qualificará o aluno a atuar no mercado de trabalho como cozinheiro. “É um prazer para o ISA participar desse projeto, nós trabalhamos com famílias em extrema vulnerabilidade social. Famílias que estão fora do mercado de trabalho, por falta de profissionalização”, comentou a coordenadora do ISA.

As aulas serão gravadas e, numa segunda etapa, os vídeos serão reproduzidos nos bairros atendidos pelo ISA, em um ônibus adaptado exclusivamente para atender o projeto, ampliando o alcance da iniciativa e multiplicando o número de pessoas que receberão as orientações.

Histórico de Notícias