Docentes da USF participam de Oficina de Aprendizagem Dinâmica

10/12/2018
Docentes da USF participam de Oficina de Aprendizagem Dinâmica
 A Universidade São Francisco (USF) realizou entre os dias 6, 7 e 8 de dezembro, em seus câmpus, oficinas de “Capacitação Docente Aprendizagem Dinâmica”. Diante do cenário de implantação das novas matrizes curriculares dos cursos de graduação foram promovidas atividades para ampliar a discussão e organização curricular por competências.

Trata-se de uma iniciativa institucional que inaugura uma nova fase na USF, norteada pela Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão. A Universidade inova mais uma vez, convocando toda a comunidade acadêmica para elaborar matrizes curriculares com foco no desenvolvimento de competências e habilidades. “A Instituição investirá cada vez mais nos processos de formação continuada dos docentes, principalmente, no sentido de ampliar as competências no exercício pedagógico em sala de aula”, afirmou o Pró-Reitor.

Durante os dias 6 e 7 de dezembro ocorreu as oficinas de Competências e Habilidades no Ensino Superior, ministradas pela professora Márcia Aparecida Antônio. Os docentes que ministrarão aulas no 1º semestre realizaram atividades e dinâmicas sobre o significado do desenvolvimento das competências e elaboraram uma proposta de plano de trabalho. "O modelo educacional com foco no desenvolvimento de competências e habilidades no ensino superior atende às demandas ministeriais e aquelas requeridas pelo mercado de trabalho e, durante esta oficina, os docentes da USF puderam refletir sobre a importância do tema e elaborar proposta de plano de trabalho de disciplina dentro do contexto que ora se apresenta, entendendo nosso aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem”, afirmou a professora Márcia.

No dia 6 de dezembro, os docentes também assistiram a palestra com a professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), Anelise Pereira Sihler, que compartilhou suas experiências no ensino da Educação a Distância. “Momento de transição significa um uma etapa importante e de desafios. Para fazer alterações precisamos experimentar e ousar. Ir muito além do teórico. O aluno atual é diferente, sendo mais crítico do que antigamente”, afirmou.

No Câmpus Itatiba, no dia 8 de dezembro, ocorreu a palestra “Práticas do Ambiente Virtual de Aprendizagem”, ministrada pelo assessor da FAE, Cristiano Boell. Para a Diretora do Campus Bragança Paulista, Professora Patrícia Teixeira Costa, foi um momento importante da USF com o oferecimento de oficinas pedagógicas de capacitação aos docentes e coordenadores dos cursos, preparando-os para o novo momento acadêmico que a Instituição viverá a partir de 2019.