Turma 3 do MBA Planejamento e Gestão Educacional finaliza atividades com o módulo Mentoring

19/09/2023

A turma 3 do MBA Planejamento e Gestão Educacional da Universidade São Francisco (USF) realizou no dia 15 de setembro, o encontro de encerramento do módulo Mentoring e do MBA. A abertura dos encontros finais contou com a presença do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi.

No dia 14 de setembro, no período da tarde a Turma 3 participou do workshop de “Construção e gestão de carreira”, com a professora Maria Cristina Araújo De Marchi Gherini, que ressaltou os momentos de reflexão que os participantes puderam fazer durante o encontro. “O meu intuito não foi dar respostas prontas mas trazer provocações, espero que tenha deixado muitas questões existenciais, referentes a nossa missão, visão e como concretizar os objetivos desejados. A gestão de carreira requer muita autodisciplina, pensamento estratégico e autoconhecimento, pré-requisitos demostrados pelos estudantes, que certamente, utilizarão dos recursos com sucesso como gestores e protagonistas de suas vidas”, explicou a docente convidada.

Na manhã do dia 15, a atividade foi ministrada pela professora Priscilla Perla T. Von Zuben Campos e a coordenadora do Curso, professora Márcia Aparecida Antonio, com a partilha de Experiências do Projeto de Vida. Durante a atividade, os estudantes apresentaram vídeos que trouxeram momentos das suas vivências e experiências ao longo do MBA alinhado ao desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, dentre outros elementos, como por exemplo, efeitos dos projetos de intervenção na Universidade. A professora Priscilla compartilhou com entusiasmo sua perspectiva sobre a aula, enfatizando como essa experiência a impactou pessoalmente. “O objetivo principal da aula era proporcionar a autorreflexão e avaliar os projetos de vida à luz dos valores franciscanos. Foi um momento verdadeiramente especial, convidando a todos os participantes, inclusive a ela própria, a uma profunda reflexão sobre valores e princípios, inspirados pelos ensinamentos franciscanos que guiaram essa jornada”. Priscilla também expressa sua profunda gratidão à professora Marcia Aparecida Antônio, cujas palavras acolhedoras e sabedoria sempre enriquecem esses momentos especiais. Além disso, ela destaca a contribuição de Marcia na condução da dança circular, que não apenas promoveu um sentimento de unidade e conexão entre os colegas, mas também tocou seu coração de maneira significativa. O momento em que todos tiraram uma foto na fonte foi um ponto alto para Priscilla, pois simbolizou a jornada compartilhada ao longo do curso. Essa imagem se tornou um lembrete tangível das conquistas coletivas e do crescimento pessoal que todos alcançaram. No final, Priscilla espera que essa experiência tenha sido enriquecedora para todos os participantes e que continue inspirando cada um a seguir seu caminho com sabedoria e integridade.

No período da tarde, foi realizado o workshop sobre Liderança Autêntica, com a professora Isabel Campos, que aplicou uma dinâmica para autoconhecimento (autoconsciência), para auxiliar no aperfeiçoamento de um líder autêntico, provocando o pensamento de líderes autêntico.  “É sempre muito gratificante ministrar o workshop sobre Liderança Autêntica para as turmas de MBA na USF. Essa turma teve "um quê" muito especial: trouxe questões profundas dentro do contexto, possibilitando o compartilhamento de reflexões importantes entre os colegas. Acredito que essas reflexões irão gerar ótimos frutos na jornada profissional dos participantes”, explicou a professora Isabel.

Assim, a Turma 3 finaliza as atividades do MBA Planejamento e Gestão Educacional promovido pelo Programa de Formação Continuada da USF - Programa CHAVE, que realiza ações para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos nas modalidades de ensino presencial e a distância que buscam a excelência em suas carreiras, oferecendo um suporte tecnológico e inovador.

Histórico de Notícias