Turma 4 finaliza módulo Aspectos Jurídicos do MBA em Gestão Educacional da USF

19/09/2023
Turma 4 finaliza módulo Aspectos Jurídicos do MBA em Gestão Educacional da USF

A Universidade São Francisco (USF) promoveu nos dias 14 e 15 de setembro as atividades presenciais do MBA Planejamento e Gestão Educacional, que integram o módulo Aspectos Jurídicos em Gestão Educacional, ministrado para a turmas 4.

A abertura da aula contou com a presença do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, a coordenadora do MBA, professora Márcia Aparecida Antônio e do Administrador dos Câmpus, Rodrigo Ribeiro Paiva.

A aula foi ministrada pelo advogado Frederico Sobral, como temática central o direito do consumidor e sua prática no cenário educacional. “O conhecimento acerca do direito do consumidor é de vital importância ao gestor educacional, ainda que superficialmente, sendo que no Código de Defesa do Consumidor estão traçadas ferramentas que otimizam e fortalecem a relação destes com os alunos, destinatários finais da prestação de serviços educacionais, equilibrando esta relação em que de fato o aluno se encontra em posição de vulnerabilidade. Uma boa relação IES e alunos fortalece a marca, a qual passa pelo respeito e observância a legislação consumerista, cria uma identidade visual que conecta o aluno aos valores, missão e princípios institucionais (empatia). Ou seja, é o valor agregado a prestação de serviços, cuja chave é a humanização, o aluno deve ser visto e ouvido, não ser um mero número de matrícula, sua necessidade faz sentido”, explicou o advogado.

No dia 15, o workshop foi ministrado pelo responsável pelo Departamento Jurídico da USF, o advogado Dr. Almir Silva, sobre os principais passivos trabalhistas em IES.

Na sequência, a professora Viviane de Arruda Pessoa Oliveira acompanhou as apresentações dos Projeto de Intervenção da turma 4. “A experiência em mediar os grupos e avaliar projetos no módulo de aspectos jurídicos em gestão educacional só me enriquece como profissional. É uma troca muito rica com os gestores e agradeço a oportunidade de participar desse módulo. Certamente é um excelente e importante aprendizado para os gestores que lidam com os desafios jurídicos que as IES  enfrentam no dia a dia nas mais diversas relações que as envolve . Nesse módulo, as equipes se empenharam em apresentar boas ideias e práticas soluções, com base na legislação vigente, que podem e devem ser implementadas pela Universidade São Francisco. Só desejo sucesso a todos e todas que puderam partilhar desse momento de conhecimento partilhado”, explicou a docente.

Histórico de Notícias