Clínica Veterinária e Centro Diagnóstico VETUSF realiza primeira cirurgia em animal de grande porte

09/05/2024
Clínica Veterinária e Centro Diagnóstico VETUSF  realiza primeira cirurgia em animal de grande porte

No dia 30 de abril, a Clínica Veterinária e Centro Diagnóstico VETUSF, no Câmpus Itatiba da Universidade São Francisco (USF), realizou a primeira cirurgia de alta complexidade em animais de grande porte.

O procedimento foi a retirada de um tumor na região inguinal de uma mula, realizado pela equipe formada pelos seguintes profissionais: professora Priscila Aparecida Dos Santos, professora Ana Karoliny Ambrósio e o docente convidado Eryck José Pinareli Rodrigues de Souza.

Os estudantes do 9º semestre puderam acompanhar o procedimento e conhecer todas as etapas e técnicas utilizadas na cirurgia.”Para o estudante é excelente participar de momentos como este, porque não são todas as instituições de ensino que oferecem momentos como este. Ter uma rotina hospitalar é fundamental para a formação”, comentou a professora Priscila, que acompanhou os estudantes.

Para o diretor do Câmpus Itatiba, professor Renato Pezenti, a cirurgia demonstra a relevância da Clínica e Centro Diagnóstico para a região. “Tudo o que acontece na VETUSF é realizado pelos médicos veterinários da USF, acompanhados pelos estudantes. As ações que acontecem visam a formação dos futuros médicos veterinários. Este foi o primeiro procedimento complexo, em animais de grande porte. Haverá outros em breve, com atendimento da comunidade regional. Nosso objetivo é garantir soluções e qualidade de vida aos animais, mas também uma formação de excelência aos estudantes”, explicou o professor.

A Clínica VETUSF foi inaugurada em agosto de 2023 e tem cerca de 1.400 m², o espaço conta com infraestrutura e tecnologia de ponta para o atendimento clínico de animais de pequeno e grande porte, oferecendo desde análises clínicas de rotina até testes mais complexos.

Todos os atendimentos são realizados pelos médicos veterinários da Clínica, que contam com ampla experiência nas respectivas áreas de atuação, acompanhados pelos estudantes do Curso.

“A equipe da Clínica VETUSF mais uma vez prova sua competência e cuidado com os animais, sempre em prol do ensino e aprendizado dos nossos alunos”, afirmou a coordenadora da Clínica, professora Ana Rita Moraes Nardi.