USF promove evento científico “Vida, Inteligência e gerações futuras”

15/05/2024
USF promove evento científico “Vida, Inteligência e gerações futuras”

Nos dias 09, 10 e 11 de maio, a Universidade São Francisco (USF) realizou mais uma edição do evento híbrido que reuniu o Encontro de Iniciação Científica, o Encontro dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Encontro da Extensão e o Seminário dos Estudos do Ser Humano Contemporâneo, que neste ano teve como tema central “Inteligência, Vida e gerações futuras”. Este título foi inspirado a partir da Campanha da Fraternidade que elegeu para 2024 “Fraternidade e Amizade Social” visando ressaltar os possíveis impactos das ciências para futuro do planeta, incentivar iniciativas de partilha de experiências e promover uma cultura de respeito e diálogo entre os participantes. Essas temáticas também estão alinhadas com as áreas estratégicas para pesquisa na USF, as quais foram definidas levando-se em consideração os desafios globais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o planejamento estratégico institucional.

Neste ano, a sessão solene de abertura do evento contou com a acolhida da reitoria e participação da diretoria da Casa Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana, e com o 3° seminário dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu que trouxe temáticas relacionadas aos processos de inovação, empreendedorismo e educação e das pesquisas realizadas na USF. O evento tem se consolidado como um espaço de divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica, tecnológica e de extensão de estudantes de graduação da USF e de outras instituições, além de pesquisas realizadas modalidade de iniciação científica no Ensino Médio.

O diretor-presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP – ASF), Frei Daniel Dellandrea, estava presente no evento. Durante a abertura, o frade destacou o fato de ser seu primeiro evento oficial na Universidade e a alegria de poder caminhar junto e vivenciar momentos tão bonitos com a USF e entidades da CNSP que promovem estudos em vista da cidadania e o bem da humanidade. “Diante do atual contexto histórico caracterizado pela pluralidade cultural, étnica, política, econômica e até mesmo religiosa, somos chamados, conforme alguns objetivos indicados pela Campanha da Fraternidade de 2024, a analisar as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, como também aprofundar a compreensão de que somos todos irmãos interligados entre si. E conscientizar, a partir da nossa missão como educadores, sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões que impedem a edificação da Fraternidade” destacou Frei Daniel. Clique aqui e confira a abertura.

A programação contou com o evento cultural “Orquestra de violeiros de Itatiba”, foram discutidos assuntos relacionados à internacionalização na USF, Extensão e curricularização, reflexão franciscana e ainda, os seminários dos ESHC com o tema “Inteligência e fraternura: da amizade social à fraternidade universal”. Clique aqui para assistir.

A palestra de abertura contou com a participação do Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Pró-Reitor de Extensão da UFSM, que abordou sobre “A extensão e a pesquisa como processos formativos na promoção da Vida, Inteligência e Gerações Futuras”, seu livro intitulado “Extensão universitária: gestão, comunicação e desenvolvimento regional”, foi gentilmente disponibilizado, na página no evento, com acesso livre. Clique aqui!

Estudantes dos cursos de mestrado e doutorado também puderam apresentar seus principais resultados de pesquisa. Em termos quantitativos foram 560 inscritos para as sessões remotas e mais de 3.000 inscrições para as atividades online. Nas sessões de apresentação de trabalhos, estiveram presentes avaliadores representantes do CNPq e de outras instituições de ensino nacionais e internacionais. Os membros do Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão da USF também desempenharam importante atuação na avaliação dos trabalhos e condução das sessões temáticas. Os melhores trabalhos foram classificados para premiação dentro das modalidades disponíveis em cada sessão e organizados por área de pesquisa.

Para professor Dilnei, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão “os encontros integrados buscam promover a visibilidade das pesquisas realizadas na USF, incentivar o desenvolvimento intelectual contínuo dos estudantes e estimular o processo de investigação científica, nos diferentes campos da ciência, da tecnologia da inovação e das práticas extensionistas, na busca de alternativas sustentáveis para a preservação da vida”.

Para professora Iara Tescarollo, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica e Núcleo de Pós-Graduação Stricto sensu “eventos científicos representam um importante espaço para disseminação de informações, partilha de experiências e aprendizagem, onde está em foco a valorização do protagonismo estudantil e o compromisso de despertar vocações para o campo da ciência”.

Toda programação permanece ativa e pode ser assistida no canal Youtube da USF, Clique aqui!  As premiações podem ser conferidas na página da Iniciação científica, Clique aqui!

Histórico de Notícias