Estudante de História da USF publica artigo sobre a educação no Império Asteca

15/05/2024
Estudante de História da USF publica artigo sobre a educação no Império Asteca

A estudante do curso de História Licenciatura EAD da Universidade São Francisco (USF) no Polo Cambuí (MG), Maria Helena dos Reis, é um exemplo de dedicação e realização pessoal. Aos 61 anos, a estudante compartilha sua trajetória acadêmica e a publicação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a educação no Império Asteca, em um artigo pela Editora Atena.

Maria Helena conheceu o Curso de História da USF em 2020, através de uma amiga que a incentivou a estudar. Já formada em Administração, Maria Helena ingressou em História e relata que foi uma experiência transformadora.  “Desde o Ensino Médio, sempre quis aprender sobre as civilizações antigas, em especial o Egito Antigo. Depois que me aposentei, resolvi realizar esse sonho antigo. Foi muito enriquecedora. Aprendi muito! Conheci virtualmente pessoas novas, aprendi conteúdo dos quais nunca tinha ouvido falar e conheci também um pouco da realidade de nossos alunos através do Estágio Supervisionado. Foi uma experiência maravilhosa! Sonho realizado!”, conta ela.

O tema do TCC de Maria Helena, “A Educação no Império Asteca e Seu Legado para a Educação na Atualidade”, surgiu de uma curiosidade pessoal. Orientada pelos professores Lucas Andrade e Márcio Bernardi, ela decidiu explorar um tema pouco abordado. “Eu queria dar minha contribuição, falando sobre um assunto diferente. O tema veio de uma curiosidade sobre como era a educação no contexto do Império Asteca”, explica.

A partir do resultado da pesquisa para o trabalho de conclusão, ocorreu a oportunidade de publicação pela Editora Asteca. “Meu orientador e professor Rafael Augusto Valentim da Cruz Magdalena entrou em contato comigo, perguntando se eu gostaria de publicar o meu TCC. Eu disse que sim, pois pensei que, se publicado, poderia contribuir mais ainda com o mundo acadêmico”, comemora Maria Helena.

Após se formar, Maria Helena tem interesse em atuar na área de pesquisas históricas, museus e curadoria. “Gostaria de me aprofundar mais no estudo das civilizações antigas, pois gosto bastante do tema. Quem sabe ainda faço uma especialização sobre isso”, revela.

Clique aqui e confira o artigo.

Histórico de Notícias