USF marca presença no Encontro da Câmara Sudeste do FOREXT

29/05/2024
USF marca presença no Encontro da Câmara Sudeste do FOREXT

A Universidade São Francisco esteve presente no encontro da Câmara Sudeste do FOREXT – Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das IES, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas, São Paulo. O evento, que aconteceu no dia 28 de maio de 2024, reuniu representantes de 12 Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) da região para debater o tema: "A extensão (também) a distância ou a distância da extensão".

O primeiro momento do encontro foi marcado pela apresentação do Coro Madrigal Mackenzie, que encantou os participantes com um repertório musical diversificado. A apresentação proporcionou um ambiente acolhedor e propício para o início das discussões sobre a extensão universitária. Em seguida, o professor Alysson Massoti Carvalho, conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), proferiu uma palestra cuja temática abordou "Desafios da extensão universitária no Ensino à Distância". Em sua fala, o professor abordou a preocupação com relação a vacância da oferta de vagas no Ensino Superior Brasileiro, mencionando a quantidade de 50% de vagas não ocupadas, provocando a reflexão sobre a pouca atratividade do Ensino Superior ao Jovem. Mencionou que as diferentes regulações a que está submetido o Ensino Superior Brasileiro, torna desafiador fazer a gestão e organização didático-pedagógica que atenda, de fato, a demanda social para os trabalhos aos quais os jovens buscam oportunidades no campo profissional. Há uma dissonância entre a concepção dos Cursos de graduação no modo que estão estruturados nos dias atuais regidos pelas DCN´s e por uma série de regulações incongruentes. Destarte, o que é oferecido pelos Cursos de graduação para a formação em determinados trabalhos, se distancia da necessidade da atuação profissional requerida pelo mercado. Apresentou as regulações que tratam do Ensino à Distância no Brasil e suas alterações ao longo do tempo, como uma regulação interfere na outra e, então, mencionou as proposições dos Fóruns de Extensão das IES Públicas, Particulares e Comunitárias realizadas em audiência Pública, para a adequação dos textos dos artigos 9º e 12 da Res. CNE/CES nº 7 de 2018 que trata do Ensino à Distância e a Extensão Universitária. Mencionou, ao final, a necessidade em se pensar a Educação enquanto uma Política de Estado e a demanda por uma reforma do Ensino Superior Brasileiro, também considerando a Pós-graduação.

Compartilhando experiências e fortalecendo laços
Na parte da tarde, os representantes das universidades se reuniram para discutir os alinhamentos relacionados aos encontros semestrais e anuais da Câmara Sudeste do FOREXT, a confecção dos Anais dos eventos e publicação acadêmica correlata, além da organização de documentos normativos. Após a reunião, houve um momento de compartilhamento de experiências relacionadas à extensão, onde as universidades puderam apresentar seus projetos e boas práticas.

Um evento enriquecedor
Estiveram presentes pela USF, a profa. Débora Reis Garcia, que também representou o FOREXT Nacional (Secretaria do Fórum), os analistas do Núcleo de Extensão da USF, Felipe Guedes Jorge, Ighor Pugliese Cabrera, Jackeline Sato e Larissa Vitoria Barbosa do Nascimento numa rica troca de experiências com outras ICES para discutir temas relevantes para a área de extensão universitária e fortalecer sua atuação na região Sudeste.

Sobre o FOREXT
O FOREXT – Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das IES é um espaço de debate e articulação das universidades brasileiras em torno da extensão universitária. O Fórum promove a troca de experiências, a produção de conhecimento e a defesa da extensão como um direito social e um dever constitucional.

Histórico de Notícias