VII Congresso Internacional Franciscano reúne mais de 200 participantes

21/06/2024
VII Congresso Internacional Franciscano reúne mais de 200 participantes

Nos dias 19 e 20 de junho, mais de 200 participantes se reuniram no Câmpus Sagrado Coração, da Universidade São Francisco (USF), em Campinas, para o VII Congresso Internacional Franciscano, que teve como temática a “Regra Bulada, Presépio, Estigma: Luzes para a atualidade do franciscanismo”.

O evento, fruto de uma parceria entre a USF, o Instituto Teológico Franciscano e a FAE Centro Universitário, promoveu palestras, mesas-redondas, comunicações orais, lançamentos de livros, apresentações de pesquisas de iniciação científica, além de momentos culturais.

Durante a abertura, a professora Renata Bernardo, da comissão organizadora, recordou a realização das edições anteriores do congresso desde 2005 e destacou sua importância no franciscanismo. “Ávida para que o  Congresso possa contribuir para o maior conhecimento daqueles e daquelas que se ocupam dos elementos importantes do mundo franciscano, abrangendo aspectos acadêmicos, humanos, culturais, religiosos, antropológicos, históricos, filosóficos, políticos, sociais, entre outros. Finalizo minhas palavras com as palavras de Frei Orlando: ‘Para o franciscanismo, conhecer o homem se tornou um desafio permanente, uma vez que está convencido que o próprio Deus se fez presença visível no mundo”, afirmou a docente.

A organização do Congresso é motivada pelos Centenários Franciscanos, em comemoração aos 800 anos da Regra Bulada, do Natal de Greccio (2023), dos Estigmas (2024), do Cântico das Criaturas (2025) e, no seu auge, da Páscoa de Francisco (2026). O objetivo é promover a consolidação do diálogo das pesquisas referentes à temática, como destacou o Diretor Secretário da Casa de Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana (CNSP-ASF) e Diretor do Instituto Teológico Franciscano, Frei Sandro Roberto da Costa. “Nestes anos jubilares, entre 2021 e 2026, celebramos oito séculos de vários eventos fontal para o franciscanismo, que perduram na história e continuam a ressoar ao longo dos tempos. Em um mundo em constante mudança, este congresso nos oferece a oportunidade de explorarmos a riqueza, a atualidade e o legado de valores franciscanos que atravessaram os séculos e continuam mais atuais do que nunca”, explicou Frei Sandro.

Para o diretor geral da CNSP-ASF e reitor da FAE - Centro Universitário, professor Jorge Apóstolos Siarcos, eventos como esse são fundamentais para inspirar os valores franciscanos na atualidade.  “É uma grande honra participar de mais um congresso franciscano, especialmente aqui, podendo representar, com permissão dos frades, a frente de educação da Província da Imaculada Conceição do Brasil, que há mais de 100 anos atua na educação. Estamos presentes tanto na Educação Básica, através dos Colégios Bom Jesus, quanto no Ensino Superior, aqui representado pelo Centro Universitário FAE em Curitiba, pela Universidade São Francisco e pelo Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis. Todos nós, que trabalhamos na educação, temos um grande desafio: garantir a qualidade de ensino aos nossos alunos. Mas, sem dúvida, a formação dessas pessoas, inspirada nos valores franciscanos, é primordial”.

Na abertura do evento, o reitor da USF,  Frei Gilberto Gonçalves Garcia, OFM, enfatizou a importância de reunir a família franciscanas e diferentes instituições. “Estamos aqui num pool de instituições franciscanas. Embora as academias e os institutos sejam os mais citados, o franciscanismo não pertence apenas aos franciscanos, mas a uma grande família franciscana institucionalizada, que transcende as instituições. Francisco é acolhido na academia, mesmo não sendo acadêmico. Hoje, a academia tem uma grande responsabilidade de perpetuar, estudar, pesquisar e cultivar esse grande legado. Francisco, sem possuir nada material, deixou um modo de ser inspirador que, ao encontrar a academia, deu origem a um legado teológico, filosófico, espiritual e místico que transforma o mundo inteiro. As academias, não apenas os religiosos, mas sobretudo os leigos, ao longo dos séculos, foram os grandes pesquisadores interessados na memória franciscana, transformada em teologia, filosofia, espiritualidade e mística”.

Todas as palestras do congresso foram transmitidas no YouTube da Universidade São Francisco e podem ser acessadas aqui

Entre os destaques da programação, estão a palestra com Leonardo Boff, que abordou o presépio de Greccio, e a palestra com o professor de Literatura Latina Medieval e Humanística na Universidade Campania Luigi Vanvitelli (Itália), Daniele Solvi, sobre a Regra de Francisco: um texto na história. No segundo dia, houve a palestra com a professora da Universidade de Pavia (Itália), Adelaide Ricci, sobre Apparuit Effigies: le stigmate fra testi, immagini e memória.

Os participantes também puderam visitar a I Mostra de Fotografias - Franciscanos na República: das memórias às experiências cotidianas no sul do Brasil  (1891 - 1941), do autor Fabiano Batista Rodrigues, que foram identificadas no transcorrer do doutorado em Educação, defendido em 2024, na Universidade Federal de Santa Catarina, que retrata o cotidiano dos frades.

Também foram realizadas mesas-redondas, oficinas e apresentações de mais de 30 trabalhos, que trouxeram temas da atualidade às fontes franciscanas.

Confira mais fotos aqui.

Histórico de Notícias