USF participa da entrega do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV)

05/07/2024

Representantes da Universidade São Francisco (USF) participaram, no dia 4 de julho, da entrega da obra do prédio onde funcionará o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV). Graças à parceria firmada entre a Universidade, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Assuntos Jurídicos, de Obras e de Segurança e Defesa Civil, e o Ministério Público de São Paulo.

O NAVV tem como objetivo estender o olhar da Justiça para o atendimento da vítimas de crimes, não apenas com a punição do agressor, mas também com acolhimento. O evento de inauguração contou com a presença do Vice-Reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, da Diretora do Câmpus Bragança Paulista, Professora Patrícia Teixeira Costa, da coordenadora do Curso de Psicologia, Professora Flávia Helena Zanetti Farah, e da coordenadora do projeto de extensão NAVV, Professora Ariane Goim Rios Valença, além de docentes do programa PET Saúde.

Representando o Município e o Ministério Público, participaram o Prefeito, Professor Amauri Sodré, a primeira-dama, Cleide Izepi da Silva, a presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno, o promotor de justiça, Dr. Cristiano Pereira Moraes Garcia, o promotor de justiça, Dr. Rogério Filocomo Júnior, a promotora, Dra. Daniela Fávaro, e a promotora, Dra. Fabíola Sucasas Negrão Covas.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado em dezembro de 2023 e tem por objetivo a mútua cooperação entre a Prefeitura, o Ministério Público e a USF, visando o atendimento multidisciplinar às vítimas de crimes violentos. A USF terá participação por meio de discentes e docentes da área de psicologia. “Damos um passo significativo nessa parceria. Um projeto que começou a ser pensado há muito tempo, com a consolidação da entrega deste espaço disponibilizado pela prefeitura. Agradeço ao Prefeito por acolher essa demanda tão significativa. Da nossa parte, como USF, destaco que ao longo do 1º semestre iniciamos a capacitação dos estudantes que estarão envolvidos diretamente neste projeto e nosso Serviço Escola de Psicologia também estará disponível. Para nós da USF, esse projeto vem ao encontro, justamente, da proposta formativa dos nossos estudantes, para que sejam formados, não apenas para o desempenho profissional, mas acima de tudo, que eles tenham esse olhar sensível e atento às demandas da sociedade”, destacou Frei Thiago durante o evento.

A Prefeitura está disponibilizando o local e profissionais de seus quadros para prestar apoio e atendimento psicológico às vítimas de crimes violentos encaminhadas pelo Ministério Público. "O NAVV representa um avanço significativo na forma como a Justiça atende as vítimas de crimes, indo além da simples punição do agressor para oferecer acolhimento e suporte integral. Este projeto destaca a importância de um olhar humanizado e multidisciplinar, focado na recuperação e bem-estar das vítimas, além da parceria  da Universidade, Prefeitura e Ministério Público de São Paulo. Para a USF, participar desta iniciativa é uma oportunidade de contribuir diretamente para a construção de uma sociedade mais justa e compassiva, preparando nossos estudantes para responderem de forma sensível e eficaz às demandas sociais”, afirmou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi.

O trabalho será coordenado pela Secretaria Especial de Políticas Criminais e pela Coordenação do Núcleo de Apoio ao Atendimento às Vítimas de Crimes de Violência (NAVV), da Capital e de Bragança. “Hoje nós estamos aqui, entregando a vocês, em parceria com o Ministério Público e a USF, para poder atender nossos irmãos, com respeito, acima de tudo, às pessoas que vão nos procurar”, explicou o Prefeito.

O NAVV deverá fornecer às vítimas e seus familiares atendimento rápido por equipe técnica multidisciplinar, presencial ou virtualmente, na hipótese do caso assim recomendar. Essa equipe identificará as necessidades de intervenção e providenciará os encaminhamentos para os órgãos e serviços da rede nos âmbitos da saúde, assistência social, psicológica, segurança e justiça, familiares aos respectivos serviços.

O NAVV funcionará no prédio onde funcionava a Junta Militar, localizado na Rua Doutor Tosta, 224, Centro.

Histórico de Notícias