12º Retiro Universitário da USF

28/08/2024
12º Retiro Universitário da USF

Com a participação de 103 pessoas, colaboradores, alunos e familiares, realizamos no dia 24 de agosto, sábado, no Espaço-USF da Moenda, em Itatiba, o 12º Retiro da Universidade São Francisco. Foi um dia de reflexão, oração, vivência, convivência e muita interação entre todos. O tema do Retiro foi Ruth e Noemi – Amizade segundo o Coração de Deus. Baseados no tema do Livro de Rute: “Pois onde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1, 16). Inspirados pela Encíclica Fratelli Tutti foi trabalhado a Amizade Pessoal e a Amizade Social.

O Retiro começou às 8h como café da manhã e às 8h45 teve a Oração e logo em seguida a primeira Reflexão conduzida de modo brilhante pela Irmã Marinalva da Congregação das Franciscanas do Coração de Maria. Após a Reflexão teve temo para meditação individual, adoração, cantos e diálogos. Às 11h, Frei Vitorio apresentou a Amizade no contexto dos Místicos Medievais para dar a contribuição franciscana ao tema.

Almoçamos às 12h e o tempo após o almoço foi preenchido do melhor modo possível pelos participantes. Às 14h tivemos a segunda Reflexão conduzida por Fabiana Inarra, do Instituto Economia ao Natural. Ela apresentou o Código  de Nobreza levando a todos a uma profunda reflexão a partir da pergunta “Quem é você?”. Cada participante elaborou o seu Código de Nobreza individual.

Encerramos o Retiro às 17h com a Oração Final e o lanche. Todos voltaram para suas casas edificados, felizes e agradecidos.  Confira a Galeria de Fotos. Paz e Bem!

Pastoral Universitária

Histórico de Notícias