Produção e Exportação de Frutas é Tema de Visita Técnica dos Alunos de Engenharia Agronômica da USF

25/09/2024

No dia 23 de setembro, os alunos do curso de Engenharia Agronômica da Universidade São Francisco (USF) participaram de uma visita técnica à empresa Campal, localizada no município de Valinhos. A Campal é referência no cultivo e processamento de frutas, além de ser uma importante exportadora de frutas para o mercado europeu. A visita foi organizada pelos professores Lívia e Luis Rodrigo, atendendo aos componentes curriculares de Produção de Frutas e Hortaliças, para os alunos do 6º semestre, e Processamento de Produtos Agropecuários, para os do 8º semestre.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto todo o processo produtivo da Campal, desde o plantio, manejo e colheita das frutas, até os métodos de processamento e embalagem para exportação. "É fundamental que os futuros engenheiros agrônomos entendam a cadeia produtiva completa, desde o campo até o produto final que chega às prateleiras, especialmente quando falamos de exportação", destacou a professora Lívia. O professor Luis Rodrigo reforçou a importância da prática para complementar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. "Essas visitas proporcionam aos alunos uma visão real do que o mercado demanda, das tecnologias utilizadas e dos desafios enfrentados pelos produtores, especialmente aqueles que exportam e precisam atender a padrões internacionais de qualidade", explicou.

Os alunos também tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com os gestores da Campal, discutindo aspectos técnicos sobre a produção sustentável, logística e os protocolos fitossanitários exigidos para a exportação de frutas. "Essa troca de conhecimento é essencial para a formação de profissionais que estarão à frente da produção agrícola no futuro", afirmou um dos estudantes participantes.

Visitas como essa são fundamentais para que os alunos vivenciem a realidade do setor agrícola e possam aplicar, na prática, os conceitos aprendidos durante o curso. A Universidade São Francisco continua promovendo atividades que fortalecem a formação técnica e prática de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado agroindustrial, tanto no Brasil quanto no exterior.

Histórico de Notícias