Oração inter-religiosa pela paz – Espírito de Assis

27/09/2024
Oração inter-religiosa pela paz – Espírito de Assis

Nas quatro noites de 23 a 26 de setembro de 2024, a Universidade São Francisco realizou nos câmpus de Itatiba, Campinas e Bragança Paulista, a tradição que vem realizada há 38 anos, desde que no dia 27 de outubro de 1986, João Paulo II reuniu lideres de várias tradições religiosas em Assis, para rezarem pela Paz no mundo. A USF há mais de 10 anos realiza este evento religioso. Neste ano vieram o Sheik Rodrigo Jalloul pelo Islamismo, a Ialorixá Cláudia Fernandes pela Umbanda, Pastor Leandro Rodrigues representando os Evangélicos, Babalorixá Ademilson de Oxóssi, Candomblé, Pastor Luiz Carlos Ramos, Metodista e professor da USF, Monja Loyane Ferreira, Budismo, Rabino Alexandre Leone, Judaísmo, e os Frades Franciscanos da OFM: Freis Vitorio, Thiago e Valdir Nunes, pelo Catolicismo, e Janaína Assis, Espiritismo.

Com boa participação de estudantes e professores e representantes da Reitoria, com um clima de serena alegria, paz e simplicidade todos abordaram a necessidade de Paz num mundo onde está presente o ódio, a discriminação, intolerância, homofobia, aporofobia, racismo e guerras. Todos fizeram um apelo ao Espírito Comum na Fé, a Vivência do Amor, a Empatia, Discernimento e Fraternidade entre os povos. Houve destaque da importância do mês de setembro com suas cores: Setembro Amarelo, Setembro Verde,  Setembro Vermelho e sincretismo religioso. O clima de união e amizade profunda entre os que trouxeram a sua tradição religiosa foi um testemunho de unidade. Todos os que participaram saíram edificados e na certeza de que é preciso uma mudança pessoal e coletiva para que a Paz se instaure no mundo, Paz e Bem!

Pastoral Universitária e Núcleo de Extensão

Histórico de Notícias