A Universidade São Francisco (USF) celebra uma conquista significativa com a aprovação para abertura de um novo curso de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Ciência de Dados em Saúde, conforme o relatório emitido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no último dia 9 de outubro. O parecer favorável destaca que todos os critérios exigidos foram plenamente atendidos, não identificando pontos que demandem aprimoramento, o que evidencia a excelência da APCN (Aplicativo para Propostas de Cursos Novos) apresentada pela Instituição.
O novo programa de Pós-Graduação tem como objetivo a formação de pesquisadores e docentes com uma perspectiva interdisciplinar, capacitando-os para a utilização de ferramentas tecnológicas no campo da saúde.
Para o professor Dr. Dilnei Lorenzi, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, a aprovação do Programa é um marco importante para a USF. “Reforça nosso compromisso com a excelência acadêmica, com o cenário de pesquisa e com a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios contemporâneos na área da saúde. Ao aliar ciência de dados com saúde, estamos criando oportunidades de pesquisa e inovação que terão impacto direto no bem-estar da sociedade”, definiu o Pró-Reitor.
Para a Dra. Iara Tescarollo, Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu “Esta iniciativa reafirma o compromisso da USF em inovar na formação acadêmica e contribuir de maneira substancial para o avanço da pesquisa em ciência de dados e saúde no Brasil”.
A proposta abrange uma área de concentração em Ciência de Dados em Saúde e duas linhas de pesquisa interdisciplinares: Ciência e Tecnologia de Dados Aplicados à Saúde e Estudo Interdisciplinar do Movimento Humano. Conforme parecer da CAPES, a estrutura curricular é integrada, permitindo um diálogo coerente entre disciplinas obrigatórias e optativas, além de apresentar uma contextualização institucional e regional clara, acompanhada de critérios bem definidos de seleção de estudantes. "Esse programa será fundamental para fomentar a pesquisa inovadora, ao integrar metodologias de ciência de dados com a área da saúde, permitindo o desenvolvimento de soluções avançadas e baseadas em evidências para desafios complexos, aprimorando assim a formação de profissionais capacitados para liderar transformações no setor”, comentou o coordenador do novo Programa, professor Leonardo Henrique Dalcheco Messias.
O reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, ressalta que o novo programa contribuiu para diferentes setores da sociedade, com o propósito de aumentar a eficiência, a efetividade e a disponibilidade de recursos na área da saúde, além de contribuir para o cenário de pesquisa no Brasil.