No dia 22 de novembro, a Universidade São Francisco (USF) promoveu a Oficina Laudato Si e Ecologia Integral, um evento virtual que reuniu membros da comunidade acadêmica da instituição. A atividade contou com a presença de importantes especialistas no campo da ecologia integral e do pensamento ambiental.
O evento foi ministrado pelo professor Lucas Silveira, coordenador do Curso de História e do Núcleo de Relações Internacionais da USF, e pelo professor Luciano Rodolfo de Moura, Coordenador da Pastoral de Ecologia Integral da Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A oficina apresentou a "Jornada Laudato Si 2025", um seminário interuniversidades com caráter extensionista, cujo objetivo é mobilizar a sociedade por meio da divulgação científica e comunitária. A jornada se concentra em temas como a questão da água e a Ecologia Integral, com a participação de instituições acadêmicas, redes temáticas ligadas às questões ambientais e climáticas, e órgãos que participam da construção de políticas públicas voltadas à educação e ao meio ambiente. "A participação da USF na Jornada Laudato Si reforça o compromisso da nossa instituição com a missão franciscana: contribuir, por meio da educação, para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, explicou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi.
A iniciativa faz parte das celebrações pelos 10 anos da publicação da Encíclica Laudato Si, de Papa Francisco, e também se alinha à Campanha da Fraternidade de 2025, cujo tema será a Ecologia Integral. O evento de 2025 será marcado pela realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, em Belém, além de celebrar os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis. "Dizer sim à Jornada Laudato Si é reafirmar a identidade franciscana da USF, comprometida com valores que sustentam sua missão e norteiam seu papel transformador na sociedade”, ressaltou o reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia.
O professor Lucas Silveira destacou a importância do estudo da vida de forma integral dentro da missão da universidade. "Esse tema traz uma reflexão essencial sobre o nosso papel na missão universitária e, ao aceitar o compromisso de participar dessa jornada, estamos nos preparando para uma reflexão profunda sobre o futuro da ecologia e da educação", afirmou.
Por sua vez, o professor Luciano Rodolfo de Moura explicou o caráter colaborativo da Jornada Laudato Si, ressaltando que a iniciativa visa unir universidades, instituições de pesquisa e organizações ambientais. "A Jornada será um momento de reflexão e ação, com a participação de diversas universidades e instituições comprometidas com o meio ambiente", afirmou.
O evento marca o início de um processo que culminará na jornada de 2025, com uma série de atividades, oficinas e seminários ao longo do próximo ano, com o objetivo de incentivar um compromisso profundo com a Ecologia Integral e a transformação socioambiental.
Entre as atividades que devem englobar a jornada junto a universidade estão formações ao corpo administrativo e docente na semana pedagógica de 2025, abertura da Campanha da Fraternidade junto à Diocese de Bragança Paulista, oficinas de formação de liderança na comunidade acadêmica e paróquias da diocese.