handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Unidade Escola São Francisco de Assis finaliza projeto piloto “Sorriso Brilhante”, no Programa Saúde Na Escola

18/12/2024
Compartilhe:
Unidade Escola São Francisco de Assis finaliza projeto piloto “Sorriso Brilhante”, no Programa Saúde Na Escola

No dia 13 de dezembro foi finalizado o Projeto de Extensão “Sorriso Brilhante” que contou com a participação de 7 alunos do Curso de Odontologia da Universidade São Francisco (USF) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista e Escola Municipal Professora Marisa Valério Pinto, local para as ações desenvolvidas.

A cárie é a doença crônica mais comum na infância (514 milhões de crianças no mundo) e segundo relatório divulgado pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), quase 300 milhões de pessoas nas Américas não procuram cuidados de saúde devido a barreiras de acesso ao serviço. O fato do serviço estar aberto, disponível, não é suficiente para um grupo de pessoas (especialmente os mais vulneráveis).

Diante disso, foi proposto para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo uma nova estratégia (coletiva) de enfrentamento da cárie (“Força Tarefa de Enfrentamento da Cárie no Estado de SP”) que envolve o tratamento dessas crianças dentro da escola (com a implementação da Política Estadual), que vêm com uma proposta inovadora, ética e humanista, baseada em evidências científicas, onde pretende-se realizar o diagnóstico precoce, diminuir os agravos, ter boa abrangência em relação à população e melhorar resolutividade. Adicionalmente, viabiliza o aumento do acesso aos serviços de saúde e a universalização da atenção, compatíveis com o que é proposto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Projeto teve seu início em agosto deste ano com a capacitação dos alunos extensionistas na Unidade Escola, identificação da população-alvo, elaboração de ações para cada indivíduo que envolveram desde promoção, prevenção e recuperação em saúde bucal, incluindo a Odontologia de Mínima Intervenção como ferramenta prioritária para tratamento das lesões de cárie.

A aceitação do atendimento realizado, principalmente por já estarem em um ambiente onde frequentam diariamente, tornou a consulta muito tranquila, sem traumas, sem medo.

Além disso, os alunos que receberam o tratamento chegaram muito motivados em suas residências, mostrando o que foi feito aos responsáveis, contando o que aprenderam em relação as práticas importantes relacionadas à educação em saúde bucal, sendo verdadeiros replicadores de conhecimentos adquiridos.

Foram realizados ao todo 86 procedimentos odontológicos e 150 escovações supervisionadas, além de entrega de escovas dentais. Outros dados como oclusopatias, hábitos de mamadeira, chupeta, onicofagia, morder lápis e bruxismo também foram coletados para um melhor mapeamento da população e planejamento de outras possíveis estratégias.

As ações realizadas permitiram aos extensionistas reconhecer a educação em saúde e a possibilidade do tratamento em ambiente escolar desse projeto inovador proposto, como ferramenta de suma importância para todo profissional de saúde, nos diversos espaços de ação, ampliando seu conhecimento e fortalecendo sua formação profissional. Promover maior qualidade de vida, impactando a população usuária do território, a buscar por hábitos saudáveis e mudança de estilo de vida.

Juliana Rosa Guedes, Cirurgiã Dentista da Unidade Escola São Francisco de Assis e responsável pelo Projeto em Bragança Paulista, enfatiza a importância desse novo método, factível, muito bem organizado com base em equidade e demanda, como uma nova possibilidade de tratamento da doença cárie fora do ambiente convencional.

Palavras-chave


Histórico de Notícias