Curso de Odontologia da USF completa 40 anos e promove semana especial

30/10/2013
Curso de Odontologia da USF completa 40 anos e promove semana especial
O curso de Odontologia da USF (Universidade São Francisco) completa quarenta anos de existência e celebra a conquista com uma semana especial. Entre os dias 21 e 25 de outubro a instituição promoveu a XL Jornada Odontológica Franciscana (JOF) sob o tema “40 Anos de Formação e Transformação", realizada no Campus Bragança Paulista.

Para o Diretor do Campus, Prof. Joel Sousa, a escolha do tema foi de muito sucesso. “Ao mesmo tempo em que identifica a intenção dos organizadores em comemorar esse momento e homenagear todos aqueles que deixaram sua marca ao longo dessas quatro décadas, também reafirmou o diferencial do curso de Odontologia: a possibilidade de colocar em prática o espírito de cidadania e solidariedade, por meio dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, que beneficiam a sociedade com projetos solidários e de cuidados bucais”, acrescenta Prof. Joel.

A programação foi diversificada, alunos, ex-alunos e profissionais participaram de cursos, palestras, apresentações de trabalhos científicos e atividades de Hands on – demonstração de novas técnicas e materiais de última geração disponíveis aos cirurgiões.

Dentro da programação científica foram abordados temas atuais da Endodontia, Dentística, Estética, Odontopediatria, Saúde Coletiva, Gestão Empresarial entre outros. No dia 22 também aconteceu o Encontro Regional de Saúde Bucal, uma parceria com a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista, que apresentou os cuidados que a sociedade deve ter com a saúde bucal.

O evento contou com a presença do Reitor da USF, Prof. Hector Edmundo Huanay Escobar, a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Profª Iara Andréa Alvares Fernandes, o Vice Reitor e Diretor do Campus Bragança Paulista, Prof. Joel Alves de Sousa Jr e o Coordenador do curso de Odontologia, Prof. Dr. Miguel Simão Haddad Filho. Também participaram da cerimônia de abertura o Prefeito Municipal de Bragança Paulista, Fernão Dias da Silva Leme, o Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dr. Gilberto Alfredo Pucca Jr., o Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, Dr. Claudio Yukio Miyake, a Secretária da Saúde do Município de Bragança Paulista, Estela Márcia Glores Gianesella, o Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, Dr. Silvio Jorge Cecchetto e o Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – Central, Adriano Albano Forghieri, além de professores, alunos e colaboradores da USF.

E nos dias 22 a 24 de outubro, o Projeto ‘Odonto Cidadã’ formado por alunos do curso de Odontologia supervisionadas pelos professores, prestaram atendimento odontológico gratuito à comunidade como parte da XL JOF, comemorando os 40 anos de existência do curso de Odontologia da USF.

O Projeto foi criado em 2006 pelo Coordenador do Curso de Odontologia, Prof. Miguel Simão Haddad Filho, quando presidiu a XXXIII Jornada Odontológica Franciscana e o Congresso Internacional de Odontologia, no qual teve o intuito de ir até a população mais carente e oferecer cuidados, orientações e avaliações. Neste ano de 2013, a jornada foi presidida pela Profª. Silvia Torres do curso de Odontologia.

“Na ocasião, juntamente com a Profª. Silvia e com a participação de alunos e professores do curso, demos início a essa ação de responsabilidade social e prevenção do câncer bucal; o envolvimento e seriedade deu sustentabilidade ao projeto e desde então é muito bem visto pela comunidade e apoiado pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentista e Secretaria Municipal de Saúde”, acrescenta Prof. Miguel.

Assim, a jornada além de enriquecer a formação acadêmica dos alunos, também alcançou o propósito de contribuir com a atualização e capacitação de um público externo que compareceu ao campus.

Histórico de Notícias