USF promove encontro de alunos do curso de extensão em Tai Chi-Chuan

11/11/2013
USF promove encontro de alunos do curso de extensão em Tai Chi-Chuan
O curso de Tai Chi-Chuan completou 15 anos de existência na Universidade São Francisco (USF) e é oferecido semestralmente como Curso de Extensão sob a responsabilidade do Prof. Marcelo Martinelli, por meio do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT) nos campi Itatiba e Bragança Paulista.

Para comemorar os 15 anos, a USF promoveu no sábado, 09 de novembro, o Encontro de Tai-Chi Chuan 2013, no qual reuniu aproximadamente 100 praticantes vinculados ao curso, onde trocaram experiências por meio da prática coletiva dos conteúdos aprendidos e fortaleceram os laços de amizade numa proposta Franciscana.

“O encontro concretizou o esforço do professor e aluno frente ao processo de ensino-aprendizagem, os participantes compartilharam seus progressos e dificuldades de forma construtiva e perceberam que o desejo de melhorar a saúde e a qualidade de vida pode ser encontrado na arte do Tai Chi-Chuan”, declara Prof. Marcelo.

Tai Chi-Chuan na USF
O curso de Tai-Chi Chuan ofertado pela USF é estruturado metodologicamente e proporciona ao aluno aprendê-la, lenta e gradualmente; sendo uma atividade prazerosa que não agride o corpo e muito democrática, pois não exige que o praticante tenha experiência de práticas corporais anteriores e tampouco um biótipo específico.

Origem da arte
Tai-Chi Chuan (Taijiquan) é uma arte marcial que foi concebida a partir da cultura chinesa e inspirada nos movimentos da natureza e, além de sua marcialidade, visa a promoção da saúde física e mental do ser humano.

A arte é praticada em vários países do mundo e é reconhecido como um dos mais importantes exercícios terapêuticos internacionais, devido aos benefícios conferidos aos seus praticantes. Sua prática configura-se de forma leve, circular e contínua tornando seus movimentos agradáveis e tranqüilizadores, além do fortalecimento das pernas, melhora da postura, coordenação apurada, foco de concentração e liberação de contenções respiratórias.

O Tai Chi-Chuan é indicado e citado na literatura médica como forma de tratamento de prevenção para diversos tipos de patologias como depressão, ansiedade, problemas cardiovasculares entre outros. Trata-se do movimentar o corpo de forma harmônica, sem impactos, na busca da unidade de respiração e movimentos.

Histórico de Notícias