Campanha Enade Nota Máxima para o seu currículo promove integração e conscientização entre alunos USF

22/11/2013
O currículo e o diploma de um aluno formado em uma instituição com um curso bem avaliado pelo MEC (Ministério da Educação) podem ser grandes diferenciais competitivos no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Universidade São Francisco (USF) promoveu em 2013 uma campanha que envolveu a participação de alunos enadistas, professores e coordenadores de curso.

Por meio de uma conversa com diretores, coordenadores e alunos representantes dos cursos de Gestão Ambiental, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia do Campus Bragança Paulista, Serviço Social do Campus São Paulo e Farmácia do Campus Campinas, o departamento de marketing da USF e a Pró reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da USF desenvolveram a Campanha Enade Nota Máxima para o seu currículo – edição 2013.

Além de atividades propostas em sala de aula, palestras e do Programa de Leitura - Especial ENADE, os alunos puderam participar de uma Gincana Cultural desenvolvida com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância do Exame, assim como prepara-los para um bom desempenho.

Durante os meses de outubro e novembro os enadistas participaram das três atividades que compuseram a Gincana Cultural:, Quizz, Preenchimento do Questionário do Estudante e Jogo Multimídia.

A primeira etapa, o Quizz, consistiu em uma prova-teste online que comportou 25 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e temas da atualidade. A segunda etapa foi o preenchimento do Questionário do Estudante juntamente com o professor, coordenador do curso e demais colegas da classe, que contou com questões sobre o perfil socioeconômico do aluno e coletou informações sobre: “organização didático-pedagógica”, “corpo social” e “infraestrutura” da Universidade.

Já a terceira etapa consistiu em um game interativo de Perguntas e Respostas, que aconteceu no sábado, 09 de novembro, na Quadra Poliesportiva do Campus Bragança Paulista, e teve como objetivo promover a interatividade dos participantes por meio de um jogo de conhecimentos gerais.

A alegria, a cumplicidade e o clima saudável entre os alunos participantes tomou conta na quadra: cada curso criou e cantou seu hino de guerra e se identificou com bandeiras e camisetas das cores das equipes.

Ao final do Jogo Multimídia a Profa. Iara Fernandes, Pró Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da USF, divulgou o resultado final da Gincana Cultural. Os alunos em grande expectativa vibraram e se cumprimentaram assim que foi noticiada a classificação:

- 1º lugar: Curso de Odontologia – Campus Bragança Paulista;
- 2º lugar: Curso de Farmácia -Campus Campinas;
- 3º lugar: Curso de Farmácia – Campus Bragança Paulista
- 4º lugar: Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental -Campus Bragança Paulista

“O evento superou nossas expectativas em adesão, participação, respeito entre as equipes e envolvimento dos alunos. Não temos dúvidas do bom preparo acadêmico dos alunos para o ENADE decorrentes da formação recebida ao longo da realização dos cursos de graduação da USF”, declara a pró-reitora.

“Além de um momento de confraternização e enriquecimento cultural, o evento sintetizou aquilo que objetivamos despertar em nossos alunos, conteúdos objetivos cognitivos e de habilidades, ou seja, atitude, tomada de decisões, comunicação, trabalho em equipe, liderança e estratégia”, declara o Coordenador do Curso de Odontologia, Prof. Miguel Simão Haddad Filho.

Para a Coordenadora do Marketing da USF e uma das organizadoras do evento, Patrícia Marçal: “Construir uma campanha com a participação dos próprios alunos enadistas, professores, coordenadores de curso e diretores certamente foi um grande diferencial das ações desenvolvidas esse ano . Ter esse contato mais próximo com os alunos e perceber que o resultado do trabalho foi a integração e conscientização quanto ao ENADE é muito gratificante”.

O objetivo da Campanha foi integrar a comunidade acadêmica da USF, em especial os inscritos para a realização da prova do ENADE 2013, por meio de atividades culturais e de entretenimento. “Com isso esperamos que o ‘espírito de equipe’ esteja também presente na realização do exame do ENADE, no qual os alunos irão mostrar o bom resultado obtido durante as etapas da Campanha”, finaliza Profª. Iara.