USF promove Liga de Medicina Desportiva para atender atletas de Bragança e região

20/02/2014
Alunos e professores da área da saúde atenderão gratuitamente mais de 100 esportistas de 11 equipes

A prática esportiva cresce significativamente no país e com proximidade da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016) o esporte estará ainda mais em evidencia. Seja para acompanhar esportistas profissionais ou amadores, cada vez mais se faz necessário profissionais capacitados na área da saúde desportiva.

Diante desse cenário e tendo em vista sua missão solidária, aliada a prática de difundir conhecimento, a Universidade São Francisco (USF) promove a Liga Bragantina de Medicina Desportiva. O projeto envolve professores e alunos da área da saúde do Campus Bragança Paulista da USF e conta com a participação da prefeitura do município.

Os participantes da Liga acompanharão mais de 100 esportistas de 11 equipes da cidade, incluindo times de basquete, futebol, judô, vôlei, natação e atletismo No primeiro momento, as atividades serão desenvolvidas por três docentes e 12 alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Odontologia. As ações serão preventivas, com diagnósticos dos atletas em campo e corretivas, com tratamento de lesões.

“Já temos um cronograma para a Liga, que começa junto com o calendário letivo e prevê atividades até o final do ano”, destaca Patrícia Teixeira Costa, coordenadora do curso de Fisioterapia da USF. Ainda de acordo com Patrícia, todos os atendimentos serão feitos nas dependências da universidade. “Estamos prontos para tratar os atletas”, garante.

Novos participantes

A partir deste mês, outros 30 alunos poderão compor a Liga. As vagas para participar do projeto são destinadas aos estudantes dos cursos Medicina, Fisioterapia e Odontologia.

Os interessados devem participar do curso introdutório do projeto, que acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, das 17h30 às 18h30, no Auditório Duns Scottus do prédio de Direito do Campus Bragança Paulista. O curso tem como intuito apresentar o projeto aos alunos e promover discussões sobre temas relacionados. A seleção dos alunos interessados em participar do projeto acontecerá mediante uma prova no dia 26 de fevereiro.

Histórico de Notícias