Professor da USF assume cadeira no Conselho Nacional de Saúde

08/04/2014
Professor da USF assume cadeira no Conselho Nacional de Saúde
Psicólogo e docente no programa de Pós-Graduação da USF, Cláudio Capitão foi nomeado membro titular do CNS

Cláudio Garcia Capitão, professor do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em Psicologia da Universidade São Francisco (USF) foi nomeado membro titular no Conselho Nacional de Saúde (CNS). Instância máxima do Sistema Único de Saúde (SUS), é competência do CNS aprovar o orçamento da saúde, bem como acompanhar sua execução orçamentária. Também cabe ao CNS a aprovação do Plano Nacional de Saúde.

A nomeação de Cláudio Capitão ocorre em virtude de suas contribuições e de trabalhos de pesquisa desenvolvidos na USF, com especial atenção às avaliações psicológicas aplicadas à saúde, investigando temas como abusos e violência infantil, alcoolismo e HIV. Este último, inclusive, é o foco das mais recentes pesquisas de Capitão vinculadas ao PPGSS em Psicologia da Universidade São Francisco, que obteve seu segundo conceito 6 consecutivo (numa escala cuja nota máxima é 7) pela CAPES na última avaliação trienal, realizada em 2013.

O CNS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho.

Formado por 48 conselheiros titulares e seus respectivos primeiro e segundos suplentes, o CNS tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

Sobre Cláudio Garcia Capitão

É professor associado Doutor na Universidade São Francisco (USF) e leciona nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (PPGSS) em Psicologia. Capitão é PhD pela University Glendale (2007) e possui Pós-Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2001). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Psicologia Hospitalar no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Mestrado e graduação em Psicologia foram concluídos na PUC-SP.

Histórico de Notícias