Alunos da USF produzem receitas com alimentos orgânicos

30/05/2014
Alunos da USF produzem receitas com alimentos orgânicos
Os alunos do curso de Gastronomia da Universidade São Francisco (USF) realizaram ontem, dia 29 de maio, às 13h, um evento para celebrar o Dia do Chef.

Divididos em grupos, representando empresários fictícios, produziram, a partir de ingredientes orgânicos, receitas triviais: as tradicionais comfort foods. Os pratos foram apresentados em uma mini feira, montada dentro do Salão Gourmet do Campus Campinas – Unidade Cambuí.

“Resolvemos fazer este evento para os alunos aprenderem um pouco mais sobre comida orgânica e o quanto elas são importantes. Em relação às receitas, vão ser simples, aquelas que fazemos diariamente”, explicou a coordenadora do curso de Gastronomia Andréia Pimentel.

Cada grupo defendeu uma identidade gastronômica diferente. As receitas apresentadas pelos alunos foram: taco mexicano recheado com frango e guacamole, ambos orgânicos; pastel de forno recheado com frango, berinjela, abobrinha e farinha orgânica; caponata brasileira que, além de conter só ingredientes nacionais, teve ainda berinjela e abobrinha livres de agrotóxicos; fechando a parte salgada, foi servido steak de peixe com atum, ceviche, e escondidinho de frango, contendo ingredientes naturais e nhoque ao molho orgânico.

Para os apreciadores de doces, dois grupos se dedicaram à pâtisserie. O primeiro apostou em uma delicada torta de maçã verde com sorvete de chocolate e calda orgânica de chocolate. Enquanto que o outro, apresentou brownie de chocolate orgânico com calda de caqui. A parte doce também contou com um delicioso arroz doce e bolo de cenoura, todos orgânicos!

Além de todos os pratos, um suco de erva cidreira - colhida diretamente da horta que os alunos plantaram - acompanhou a feira gastronômica. Cada futuro chef levou um convidado para apreciar e avaliar a feira orgânica.

Ao final do evento, todos os convidados elegeram o melhor prato, avaliando sabor, preparação e espírito empreendedor. O grupo vencedor foi o da torta de maçã verde com sorvete de chocolate e calda orgânica de chocolate. Em segundo lugar ficou o pastel de forno e, em terceiro, o brownie de chocolate orgânico.

Histórico de Notícias