USF e SEFRAS promovem segunda sessão de Cine Debate sobre Tráfico Humano

03/06/2014
 USF e SEFRAS promovem segunda sessão de Cine Debate sobre Tráfico Humano
Em continuidade a iniciativa da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, em parceria com a Universidade São Francisco (USF) e o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), foi promovido nos dias 30 e 31 de maio, a segunda sessão do Cine Debate sobre o Tráfico Humano, tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

O primeiro debate (30) aconteceu no Centro Franciscano de Proteção e Atendimento a População de Rua, conhecido como Chá do Padre, com a população desprovida de moradia, no Centro de São Paulo. No sábado (31), o evento foi realizado no Campus São Paulo, localizado na Freguesia do Ó e contou com a presença de alunos e professores da USF.

Nos dois dias, foi apresentado o longa-metragem “Tráfico de Órgãos”, em que Dermot Mulroney vive Paul Stanton, um promotor público cuja filha necessita de um transplante de pulmão. Após descobrir que ela é a última em uma longa lista de espera, Paul decide ir ao México em busca de uma solução alternativa, mas acaba se deparando com um esquema criminoso, no qual crianças são mortas para servirem como doadoras de órgãos. Paul vive o dilema de salvar a filha ou as vítimas do trafico de órgãos.

Os debates contaram com a mediação do professor do curso de Direito da USF, José Cardonha; além da participação da diretora do Campus São Paulo, Profª. Simone Spiandorello; e da docente do curso de Serviço Social e supervisora técnica do Sefras, Profª Rosângela Pezoti.

Para Cardonha, o tema da Campanha da Fraternidade 2014 está contribuindo muito para abordagem desse assunto que estava em esquecimento pela sociedade. “O filme provoca um despertar de consciência do outro, da realidade que o mundo vive atualmente e que extrapola qualquer lei registrada no papel”, afirmou.

Para a aluna do 1º semestre do curso de Direito, as sessões dos Cines Debates mostram a realidade que muitas vezes fica obscura para a sociedade. “Vemos em forma de filme tudo o que acontece pelo mundo e que muitas vezes não ficamos sabendo, que a crueldade do tráfico de pessoas é bem maior do que imaginamos”, declarou.

“Os encontros que tem acontecido contribuem para a formação integral de nossos alunos, já que os temas debatidos são polêmicos e têm influenciado a reflexão e o diálogo: isso é formidável!”, finalizou professora Simone.

Próximas sessões

O próximo filme a ser exibido será “Busca Implacável”, em duas sessões, nos dias 15 e 16 de agosto. No dia 15, às 14h, será no Centro Franciscano de Proteção e Atendimento a População de Rua - Chá do Padre (R. Riachuello, 268, Centro – Atrás do Largo São Francisco). No dia 16, a exibição acontecerá no Campus São Paulo da USF (R. Antonieta Leitão, 129 - Freguesia do Ó), a partir das 10 horas.

Para mais informações sobre a programação e parceria, clique aqui

Histórico de Notícias