USF investe em metodologias ativas em sala de aula

10/06/2014
USF investe em metodologias ativas em sala de aula
Com aulas ‘fora da caixa’, jovens aprendem a partir de métodos ainda pouco explorados

Alunos da USF (Universidade São Francisco) a nível de Graduação e MBA assistem às aulas mais motivados. Isso porque as disciplinas são ministradas a partir do conceito de Metodologias Ativas, baseado em um método conhecido como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).

“Enquanto no ensino tradicional o docente explica em sala de aula com base em um plano de ensino pré- estabelecido, edita conteúdos tradicionais e promove a memorização dos alunos, no PBL são utilizados métodos ativadores capazes de desenvolver maior aplicabilidade dos conteúdos estudados, mais competências sociais, pessoais e metodológicas", explica o professor do MBA Paulo Lot.

O método é inédito, mas é aplicado nas melhores universidades do mundo, como MIT e Harvard. Paulo Lot observa que os resultados do APB – ou PBL em inglês – refletem na formação de alunos mais críticos, com argumentos fundamentados e posições diferenciadas na busca de soluções de problemas e tomadas de decisões.

“Evidentemente isso desperta potenciais de liderança, gestão e trabalho em equipe, por exemplo. Características vitais para o dia a dia no mercado”, conclui.

Histórico de Notícias