USF promove Intertec: projetos despertam interesse de empresários da região

25/06/2014
USF promove Intertec: projetos despertam interesse de empresários da região
 A Universidade São Francisco (USF) promoveu, nos dias 22, 26, 27 e 28 de maio; 2 e 4 de junho, o “Trabalho Interdisciplinar do Curso” (Intertec) no Campus Bragança Paulista. O evento, realizado semestralmente, trata-se de uma estratégia pedagógica que envolve pesquisa de campo no contexto empresarial e acadêmico, subsidiada pelas disciplinas dos referidos semestres, com objetivo de buscar a integração do binômio teoria e prática, por meio do exercício da observação e análise, incentivando a prática da interdisciplinaridade e o exercício dos conhecimentos já adquiridos, através de sua aplicação a situações específicas encontradas no cotidiano das organizações.

Já tradicional, neste ano o Intertec contou com uma inovação: em vez de pôsteres, os trabalhos foram apresentados na forma de comunicação oral e avaliados por uma banca constituída por docentes do curso e convidados, valorizando o trabalho realizado pelos os alunos dos cursos de Tecnologia em Logística e Processos Gerenciais, que envolveram temas relacionados aos Recursos Humanos, Gestão da Produção, Logística, Gestão de Produtos e Serviços, Processos Gerenciais e Gestão Empresaria.

De acordo com a coordenadora do evento, a Profa. Aparecida Elizabete Pontes, o evento possibilita a integração entre aluno, universidade e empresa. “O Intertec contribui na preparação do aluno para o início de suas atividades profissionais e ainda oferece oportunidades de executar tarefas relacionadas a sua área de interesse”, observou a coordenadora.

A qualidade dos trabalhos apresentados, não só chamou a atenção da direção do campus, como despertou o interesse de empresários que participaram da elaboração dos projetos. “Fiquei muito impressionada com os trabalhos e o comprometimento de alunos e professores. Estou certa que os projetos apresentados não ficarão restritos apenas ao meio acadêmico”, ressaltou a Diretora do Campus Bragança Paulista, Profa. Márcia Aparecida Antonio.

Para a aluna do terceiro semestre do curso de Tecnologia em Logística e Processos Gerenciais, Elisângela das Neves Silva, além de estimular a criatividade, o evento mostrou que é possível obter grandes resultados por meio de ideias simples. “O projeto trouxe confiança, aprendizado e a oportunidade de podermos mostrar nosso potencial às empresas. Esperamos nos tornar grandes gestores e que as ideias e projetos desenvolvidos durante a vida acadêmica contribuam para o egresso em uma grande empresa ou, até mesmo, na criação de nossa própria empresa”, ressaltou Elisangêla.
A aluna em conjunto com os colegas de classe Edievan Nascimento Lima, Keila Gomes da Silva, Leda Sousa de Oliveira e Rafael Gomes da Silva desenvolveram um projeto voltado à gestão de produção da MAX GEAR. O projeto propõe uma melhoria no fim do processo de estampagem, com a instalação de um dispositivo que enrole os retalhos das fitas ao seu estado original, antes da estampagem, não sendo mais necessário que o operador da prensa pare o processo produtivo para amassar e enrolar os retalhos e sobras das fitas.

Histórico de Notícias