Formandos de Farmácia vivenciam Plenária Ética Simulada com presença do CRF-SP

10/07/2014
Formandos de Farmácia vivenciam Plenária Ética Simulada com presença do CRF-SP
Com a ousadia e a inovação características do curso de Farmácia da Universidade São Francisco (USF), os alunos concluíram o último semestre com chave de ouro, teatralizando, pela primeira vez, um julgamento ético na área de formação.

Com o tema “Vivenciando a Ética da Profissão Farmacêutica”, os alunos do 9º semestre de Farmácia representaram conselheiros e diretores do Conselho Regional de Farmácia nas “Plenárias Éticas Simuladas”, que aconteceram nos dias 11 e 13 de junho, nos campi Bragança Paulista e Campinas – Unidade Swift, respectivamente.

O Projeto Plenária Ética Simulado - realizado em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) - faz parte do processo de avaliação do 9º semestre do curso de Farmácia e tem como objetivo discutir todas as etapas envolvidas na instauração do processo ético e, em seguida, simular a etapa da plenária, quando, de fato, ocorre o julgamento do profissional na presença dos membros participantes da comissão ética. Por meio da representação cênica, os alunos pesquisam, avaliam, informam e emitem juízo de valor a respeito de processos éticos disciplinares.

Além de alunos de outras graduações, docentes e diretores da USF, as plenárias contaram com a participação do presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Menegasso, e do diretor-tesoureiro do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, que ressaltaram a importância da vivência prática para a formação ética. “Não adianta querer formar um farmacêutico somente com conteúdo técnico, sem acender nele a preocupação da postura séria com o cuidado da saúde das pessoas”, afirmou Menegasso. “Nunca tinha visto uma aula prática dessa forma. Os alunos que vivenciaram essa experiência não vão esquecer mais o que se debateu e a deontologia é justamente o que visa preparar o aluno para conhecer as leis e o Código de Ética”, observou também Machado.

De acordo com a diretora do Campus Bragança Paulista, Profa. Marcia Aparecida Antonio, idealizadora do projeto em conjunto com o Prof. Rodinei Vieira Veloso, o Projeto Plenária Ética Simulada surge com uma proposta para discutir temas que envolvem aspectos éticos e legais da profissão, de forma atrativa, despertando a visão crítica dos alunos, assim como sua postura ética comprometida com a promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva da população.

“A dramatização constitui um importante recurso pedagógico, visto que possibilita uma melhor compreensão dos conteúdos, além de promover a socialização, o aumento da criatividade, a memorização entre outros fatores positivos na construção do conhecimento. Assim, com uma visão integral do curso, os alunos ficam motivados e comprometem-se com sua formação”, afirmou Márcia.

“O estudo prático da deontologia e legislação farmacêutica faz com que os alunos vejam a aplicabilidade do estudo de casos sobre as legislações de âmbito profissional e sanitário, além do código de ética da profissão farmacêutica, tornando as aulas dinâmicas, pois são casos reais. A utilização de metodologias ativas de ensino é uma tradição no curso de Farmácia da USF”, ressaltou o Prof. Rodinei Vieira Veloso.

Fotos: CRF-SP

Histórico de Notícias