Alunos e Professores da USF integram nova operação do Projeto Rondon

14/07/2014
Alunos e Professores da USF integram nova operação do Projeto Rondon
Os alunos e docentes da Universidade São Francisco (USF) organizam os últimos preparativos para participarem da Operação Guararapes do Projeto Rondon, que acontecerá entre os dias 18 de julho e 2 de agosto, no município de Itambé, no estado de Pernambuco.

Ao todo, oito alunos de diferentes cursos foram selecionados para participar da operação. Os universitários realizarão ações com a comunidade local, voltadas às áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho, acompanhados pelos professores, Eugênio de Souza Morita e Adriano Lopes de Lima.

A Operação Guararapes será a primeira experiência do Prof. Morita como rondonista, que define a oportunidade como um exercício de cidadania. “Recentemente fiz uma viagem precursora para conhecer o município com o objetivo de olhar para as necessidades do povoado e fazer uma adequação da proposta do projeto. Porque nem tudo o que pensamos e submetemos ao Ministério da Defesa vai ao encontro das necessidades do município”, observa.

Para o Prof. Lima, que já participou da Operação Forte do Presépio, o Rondon é uma experiência indescritível em palavras. “Você imagina que irá para ajudar e, muitas vezes, acontece o oposto, nós somos ajudados. Enquanto professores, sentimos muito mais, pois presenciamos nossos alunos crescendo”, ressalta.

Pioneirismo USF

Esta é a oitava vez que a USF é selecionada pelo Ministério da Defesa para participar do Projeto Rondon, devido à qualidade das propostas oferecidas às comunidades mais desfavorecidas do país.

No último processo, das 500 propostas apresentadas ao Ministério, apenas 80 foram selecionadas, sendo que dessas, apenas 60 são de instituições que já participaram anteriormente de projeto.

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem como missão propiciar a participação de universitários no processo de desenvolvimento local sustentável de comunidades com maiores índices de pobreza. Além de praticar o exercício da cidadania, o projeto oferece aos universitários a oportunidade de conhecer novas culturas, costume e valores.

Inscrições abertas

A USF está com inscrições abertas para alunos da graduação dos 4 campi interessados em participar da Operação Mandacaru do Projeto Rondon. A operação será desenvolvida no município de Araçoiaba, no estado do Ceará, no período de 17 a 31 de janeiro de 2015. Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de julho pelo Aluno Online, menu Protocolo Online, mediante Requerimento Geral, informando na observação “Inscrição para participar do RONDON”. Mais informações, clique aqui.

Histórico de Notícias