Curso de Gastronomia da USF está entre os melhores do país

22/08/2014
Curso de Gastronomia da USF está entre os melhores do país
No estado de São Paulo, a Universidade está entre as cinco instituições a conquistarem conceito máximo do MEC

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade São Francisco (USF), referência no ensino da alta gastronomia no estado de São Paulo, conquistou, este mês, o conceito 5, em uma escala que vai de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC), que analisa corpo docente, instalações físicas e projeto pedagógico.

A nota máxima reafirma o compromisso da USF com a excelência no ensino. No estado de São Paulo, a Universidade está entre as únicas cinco Instituições de Ensino Superior (IES), das 58 que oferecem o curso de gastronomia a obterem 5, no Conceito de Curso (CC). No Brasil, das 160 escolas de gastronomia, apenas 11 conquistaram o conceito máximo.

Para a Coordenadora do Curso Gastronomia, professora Andreia Pimentel, a avaliação consolida a excelência na formação de futuros profissionais para o mercado de trabalho. “A nota máxima representa um reconhecimento do nosso trabalho. Desde a criação do curso, em 2012, desenvolvemos uma proposta diferenciada, aplicando o sistema europeu de ensino que oferece bancadas individuais aos alunos. O corpo docente também é formado por profissionais que se formaram nas principais escolas de gastronomia da Europa e atuaram em renomados restaurantes internacionais”, afirma a coordenadora.

A previsão para este ano, segundo pesquisa realizada pela ECD, consultoria especializada em serviços alimentares, é que o segmento de gastronomia tenha crescimento de até 20%, no Brasil. Isso se deve aos investimentos realizados pelo governo federal, estadual e iniciativa privada no setor de turismo e mercado hoteleiro. Nesse cenário, há demanda por profissionais em cozinhas especializadas, na gestão de estabelecimentos de alimentação, confeitarias, panificadoras e hospitais, entre outros segmentos.

Curso

O curso tem duração de 4 semestres, sendo oferecido nos turnos matutino, vespertino e noturno. A metodologia adotada, conhecida como learning by doing, é um modelo bastante utilizado em escolas similares no exterior, que contempla disciplinas que privilegiam o uso de laboratórios e atividades práticas de campo. Para atender essa especificidade, o Curso conta com o que há de mais moderno em infraestrutura e equipamentos, além de convênios com as renomadas escolas internacionais Le Cordon Bleu da França e Mausi Sebess da Argentina.

Os interessados em obter outras informações sobre o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia podem acessar o site.

Histórico de Notícias