USF comemora Dia do Psicólogo

25/08/2014
USF comemora Dia do Psicólogo
No próximo dia 27 de agosto, quarta-feira, será comemorado o Dia Nacional do Psicólogo. Dados do Conselho Federal de Psicologia apontam que no Brasil há mais de 200 mil profissionais registrados no órgão. A atuação deles tem sido demandada por diversos setores da sociedade.

Em comemoração a data e com intuito de debater as tendências atuais da Psicologia, a USF irá realizar a Semana da Psicologia 2014 entre os dias 25 e 28 de agosto, nos Campi Campinas – Unidade Swift e Itatiba.

O evento visa discutir a ciência e a profissão do psicólogo frente às possibilidades de intervenção por meio de palestras, minicursos e mesas redondas a partir de um contexto familiar fictício criado especialmente para exemplificar o cotidiano de uma família brasileira.

Para a coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade São Francisco (USF), Profª. Drª Cássia Aparecida Bighetti, atualmente, o mercado está em ascensão com o aumento das possibilidades de atuação dos profissionais nas diferentes áreas. “As oportunidades de trabalho estão em constante crescimento nas áreas clínica, organizacional, social comunitária e hospitalar nesta em especial para desenvolver trabalhos juntos aos pacientes no leito e seus familiares”, explica a coordenadora.

A docente da USF também destaca a mudança de comportamento das pessoas sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional da psicologia e a sua presença em diferentes segmentos sociais. “A história da psicologia no país tem menos de 60 anos e, nos últimos, houve uma transformação na maneira como a profissão é encarada pela população. Isso se deve, principalmente, aos resultados apresentados durante a atuação do psicólogo e de associações representativas. Hoje é possível encontrar profissionais em escolas e ambientes organizacionais, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e Organizações Não Governamentais (ONG) o que amplia a divulgação e esclarece a função do psicólogo na sociedade” afirma a coordenadora.

O curso de Psicologia da USF tem mais de 30 anos de história, sendo oferecido nos Campi de Campinas e Itatiba. Inicialmente, o aluno recebe uma formação generalista que permite o conhecimento teórico e prático nas principais áreas de atuação: organizacional, escolar, social/comunitária, clínica e hospitalar. Durante o curso, o estudante ainda tem a possibilidade de atuar nos Centros Clínicos dos dois Campi. O serviço oferece à comunidade atendimentos psicológicos gratuitos.

“Depois de passar por todas as áreas, a partir do 8º semestre, o aluno opta por qual área pretende atuar. O curso também oferece parcerias de estágios em hospitais, centros de saúde, escolas e empresas além de disponibilizar um Centro Clínico para atividades práticas”, conta a professora.

Além do curso de graduação, a USF oferece mestrado e doutorado em Avaliação Psicológica, que receberam nota máxima pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Clínica de Psicologia

A Clínica de Psicologia da USF funciona de segunda a sábado e os agendamentos podem ser feitos pessoalmente ou pelos telefones (19) 3779-3327 (Campinas) e (11) 4534.8072 (Itatiba).

Histórico de Notícias