Tai-Chi Chuan completa 6 anos de atendimento no Centro de Convivência ao Idoso

27/08/2014
Tai-Chi Chuan completa 6 anos de atendimento no Centro de Convivência ao Idoso
A Universidade São Francisco (USF) firmou, há 6 anos, uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), da Prefeitura Municipal de Itatiba, com intuito de contribuir com a saúde, educação e qualidade de vida da população idosa do município de Itatiba e região.

Esta parceria deve-se ao curso de Taijiquan (Tai-Chi Chuan), ministrado pelo professor Marcelo Martinelli. O curso, que já é oferecido há 15 anos, faz parte das atividades do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT) da USF e, há 6 anos, em uma atividade de Extensão Comunitária, estendeu-se a ministrar aulas gratuitas para integrantes da Terceira Idade no Centro de Convivência do Idoso, no Jardim Vitória.

Para firmar os anos de parceria, na segunda-feira, 18 de agosto, foi lançada a nova camiseta do curso durante uma aula no Centro de Convivência do Idoso. A ocasião foi destaque no jornal da cidade e valorizou a iniciativa da Universidade.

Tai-Chi Chuan visa promover a manutenção e o resgate da saúde da população idosa, bem como fortalecer a interação social, os aspectos culturais e a educação para o movimento. Neste curso são atendidas pessoas idosas frequentadoras e cadastradas no Centro de Convivência do Idoso.

O conteúdo do curso varia entre exercícios de relaxamento, exercícios respiratórios, passos fundamentais e as técnicas específicas do Tai-Chi Chuan que caminham em direção ao resgate do bom funcionamento psicomotor no entrelaçamento do movimento, pensamento e afetividade.

Uma das condições desta parceria contempla a possibilidade dos alunos de graduação e pós-graduação da USF participarem das atividades desenvolvidas junto aos idosos como estagiários, bem como dar espaço para que possam ocorrer estudos e pesquisas relacionados ao processo do envelhecimento.

Além do atendimento aos idosos, o curso também é ofertado particularmente nos Campi Bragança Paulista e Itatiba da USF, voltado para o público externo e a cada semestre são abertas novas inscrições.

Centro de Convivência do Idoso: (11) 4594-1677
Next Campus Itatiba: (11) 4534-8022/4534-8039