Professor e alunos de Direito da USF lançam livro sobre a sociedade contemporânea

04/09/2014
Na sociedade atual tudo acontece de forma rápida e convivemos com o excesso de informações. Neste cenário, o professor do Curso de Direito e pesquisador da Universidade São Francisco (USF), Ivan de Oliveira Silva, junto com um grupo de alunos, lançou o livro “A Condição Humana em Zygmunt Bauman: notas e reflexões a respeito da modernidade líquida”, que faz uma análise do comportamento humano.

O livro foi lançado na terça-feira, 02 de setembro, durante a Semana Jurídica do Campus São Paulo – Freguesia do Ó e contou com a presença do Presidente da Casa Nossa Senhora da Paz (CNSP), Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro; do Vice-Reitor da USF, Prof. Joel Alves de Sousa Júnior; da Diretora do Campus São Paulo, Profª Simone Spiandorello; da Coordenadora do Curso de Direito do Campus São Paulo, Profª Vanessa Moretti, além do Prof. Ivan de Oliveira Silva e público externo.

A partir da criação do grupo de estudo de Iniciação Científica da USF, os autores Cláudia Rodrigues da Silva, Felipe Araújo Lico e Richard de Moraes Pereira Martins, além do docente, se basearam na obra do pensador polonês Zygmunt Bauman para escrever o livro. “Foi uma experiência fantástica. Apresentei a eles um projeto ambicioso que era produzir um livro e, imediatamente, eles aceitaram o desafio. Todo o grupo cresceu junto. Nossos encontros de Iniciação Científica transformaram-se em momentos de intensa troca de conhecimento. Estou muito orgulhoso de meus alunos-escritores. Apresentei a eles o caminho e as ferramentas e desejo que eles continuem crescendo na jornada acadêmica”, explica o docente.

O autor polonês foi responsável pelo desenvolvimento da teoria da Modernidade Líquida, que retrata a situação atual da sociedade. “Na teoria de Bauman, a vida contemporânea transcorre numa ruptura de paradigmas com o momento histórico por ele denominado Modernidade Sólida. Na Modernidade Líquida (ou seja, no tempo presente), tudo acontece de forma frenética, num emaranhado de promessas não cumpridas, mas sempre renovadas por outras promessas”, explica o professor Ivan, responsável e coordenador a pesquisa.

Para a produção do livro, os autores constataram que mesmo tendo grande parte de sua obra traduzida para o português, o pensador Bauman ainda é desconhecido como referência do comportamento contemporâneo da sociedade. A publicação aborda temas como solidão e superficialidade dos relacionamentos, propõem-se a análise da condição humana nos dias atuais. “De nossa parte os textos apresentam uma arquitetura bastante lúcida da modernidade contemporânea, em que, em diversos segmentos sociais, o consumismo transformou-se em um estilo de vida quase que insano. Por este motivo, o elegemos como referencial teórico desta obra”, afirma o docente.

O livro pode ser encontrado no site da editora  e também em livrarias.

Histórico de Notícias