Alunos participam do Estágio Week em evento gastronômico

09/09/2014
Alunos participam do Estágio Week em evento gastronômico
Alunos poderão atuar nas cozinhas dos principais restaurantes de Campinas durante o Restaurant Week

Referência no ensino da alta gastronomia no estado de São Paulo, o Curso da Universidade São Francisco (USF) é convidado pela 2ª vez consecutiva para participar do Restaurant Week, maior festival gastronômico do país, que ocorre de 8 a 28 de setembro, em Campinas. Durante o evento, os alunos da Gastronomia participam do Estágio Week e atuam nas cozinhas dos principais restaurantes da cidade.

Na noite do dia 2 de setembro, a Universidade promoveu uma reunião técnica que reuniu proprietários de restaurantes, parceiros e organizadores do festival gastronômico Restaurant Week. O encontro teve como objetivo discutir os últimos preparativos e alinhar os procedimentos para a intensa jornada gastronômica. Após a reunião, a USF ofereceu um coquetel produzido pelos próprios alunos do Curso.

“O Estágio Week traz ao aluno a oportunidade de vivência nas cozinhas de restaurantes e permite que os proprietários conheçam nossos estudantes. O evento também é um incentivo ao empreendedorismo que se encaixa, perfeitamente, com o perfil dos nossos alunos”, destacou a coordenadora do Curso de Gastronomia, profa. Andreia Pimentel

O proprietário e chef do restaurante Senhorita Bistrô, Luciano Santos, participou da reunião do Restaurant Week e, nesta edição irá receber um aluno para estagiar no período da noite em seu estabelecimento. Na edição passada, ele recebeu um estudante e destaca a experiência enriquecedora. “É sempre gratificante contribuir com a Universidade no desenvolvimento dos futuros chefs. Para o aluno é uma ótima experiência e para nós, também, por ser uma troca de conhecimentos e de novas tendências gastronômicas”, disse o chef.

Para o aluno do 2º semestre, João Ricardo Souza Ferreira, que foi estagiário no restaurante Quiota, na edição passada, a vivência agregou conhecimento prático em sua formação. “Foi uma experiência que contribuiu para eu ganhar ritmo na cozinha. Também aprendi a desenvolver pratos como risotos, massas e sobremesas”, contou Ricardo que, atualmente, faz estágio em um restaurante de culinária japonesa.

O evento

Os restaurantes participantes oferecem menus completos, com entrada, prato principal e sobremesa. As refeições tem o valor de R$ 37,90 no almoço e R$ 49,90 no jantar. Para esta edição, o tema será gastronomia fusion, que tem como principal característica a mistura de ingredientes de diferentes partes do mundo em um único prato.

Solidariedade

Os clientes dos restaurantes participantes também poderão contribuir com R$ 1 ou mais a cada refeição. A renda arrecadada no festival realizado em Campinas será destinada a Fundação Cafu.

Histórico de Notícias