Projetos focados na acessibilidade são destaque na Jornada Científica

22/09/2014
Projetos focados na acessibilidade são destaque na Jornada Científica
 Ocorreu no sábado, dia 20 de setembro, a final da I Jornada Científica e Tecnológica do Campus Itatiba e da IX Jornada Científica do Campus Campinas, no Anfiteatro do Campus Campinas (Unidade Swift).

O projeto vencedor foi o “Módulo de acessibilidade por comando de voz”, de autoria dos alunos Vinicius Eduardo Caron, Fernando Henrique Cardoso, Júlio César Rodrigues Chita, Samuel Izidoro da Silva e Diogo Figueiredo Peixoto, do 6º semestre de Engenharia Elétrica, de Campinas.

O grupo que conquistou o segundo lugar desenvolveu óculos sensoriais para pessoas portadoras de deficiência visual. Os alunos Brunno Grillo, Fabio Vezu Vecchiato, Giovanni Fernandes Grillo e Marcos André Moreira, são estudantes de Engenharia Mecânica, do Campus Itatiba.

Ao todo 17 projetos se inscreveram para participar do evento. Ambos os trabalhos finalistas tiveram como temática a acessibilidade, o que ressalta o compromisso social da Universidade em formar cidadãos que contribuirão com a sociedade.

Os projetos foram avaliados por uma equipe de jurados formada pela professora e diretora do Campus Bragança Paulista, Marcia Aparecida Antonio, o professor do Curso de Física da Unisal, David Cusmovas e o representante do Instituto Eldorado, Luiz Rogério de Almeida. As equipes tiveram 25 minutos para apresentar as propostas e responderam dúvidas dos avaliadores.

Participaram do evento o Reitor da USF, o professor Héctor Edmundo Huanay Escobar, a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão e Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu (NPS), Iara Andrade Alvares Fernandes, a diretora do Campus Campinas e coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), Luciana Parada e o Diretor do Campus Itatiba, Coordenador do Curso de Engenharia Civil (Itatiba) e coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (Campinas), José Roberto Paolillo Gomes. “A jornada é fundamental para nossos alunos desenvolverem conhecimentos teóricos e práticos, além de incentivar a criatividade e inovação”, ressaltou o Reitor.

O prêmio para a equipe vencedora será uma viagem para Foz do Iguaçu, com o objetivo de conhecer a Usina Hidrelétrica e uma visita ao Parque Nacional das Cataratas. A equipe que ficou em segundo lugar receberá uma calculadora gráfica.

Histórico de Notícias