Alunos e residentes da USF conquistam 1º lugar em Congresso de Coloproctologia

29/09/2014
Alunos e residentes da USF conquistam 1º lugar em Congresso de Coloproctologia
 Os alunos de Iniciação Científica da Universidade São Francisco (USF) e do Programa de Residência Médica em Coloproctologia do HUSF participaram no mês de setembro, do 63º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, em Brasília. O grupo conquistou o 1º lugar no Prêmio "Revista Brasileira de Coloproctologia", que seleciona o Melhor Trabalho Científico redigido em 2014 e encaminhado para publicação no Journal of Coloproctology, periódico oficial da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

O grupo é formado pelos alunos do Curso de Medicina Murilo Rocha Rodrigues e Daniela Tiemi Sato, além dos residentes do Programa de Coloproctologia do HUSF, Danilo Toshio Kanno e Roberta Laís da Silva Mendonça, que foram orientados pelos docentes prof. José Aires Pereira e pelo prof. Carlos Augusto Real Martinez. A pesquisa foi toda desenvolvida no Laboratório de Investigação Médica, no Campus de Bragança Paulista. “O trabalho contemplado com o prêmio faz parte da linha de pesquisa que desenvolvemos na USF. Neste estudo, identificamos que uma droga chamada sucralfato tem potencial efeito terapêutico para o tratamento de uma doença chamada colite de exclusão. A substância é eficaz, pois atua como anti-inflamatório e antioxidante, além de formar uma eficiente camada protetora sobre a mucosa intestinal doente”, contou o professor Martinez que participa do desenvolvimento do projeto desde 2007.

O artigo foi avaliado pela Comissão Organizadora do Prêmio, formada pelo Presidente do Congresso, Presidente da Comissão Científica e três editores da Revista que escolhem os três melhores trabalhos submetidos. A publicação conquistou o primeiro lugar e ficou a frente de duas instituições de ensino públicas. “Para o Grupo de alunos da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde e para os alunos da Iniciação Científica acho que o Prêmio é importante por estimulá-los a participar de uma pesquisa de ponta”, afirmou o docente.

Histórico de Notícias