handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Alunos vencedores da Jornada Tecnológica visitam Usina de Itaipu

24/11/2014
Compartilhe:
Alunos vencedores da Jornada Tecnológica visitam Usina de Itaipu
 Os alunos vencedores da IX Jornada Científica do Campus Campinas visitaram, no mês de novembro, a Usina Hidrelétrica e o Parque Nacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu. A viagem foi o prêmio que os alunos receberam pelo projeto “Módulo de acessibilidade por comando de voz”.

O grupo formado pelos alunos Vinicius Eduardo Caron, Fernando Henrique Cardoso, Júlio César Rodrigues Chita, Samuel Izidoro da Silva e Diogo Figueiredo Peixoto, do 6º semestre de Engenharia Elétrica, de Campinas, tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica na Usina de Itaipu. “A visita à Usina foi fantástica, pois pudemos ver a grandiosidade desta obra de engenharia, bem como conhecer detalhes construtivos e funcionais. Itaipu é a usina mais produtiva do mundo e isso é um orgulho pra nós futuros engenheiros. É incrível ver o tamanho de tudo, desde o lago de Itaipu até às turbinas e toda infraestrutura montada para os visitantes. Realmente é uma visita que todo estudante de engenharia deve fazer”, explicou o aluno Fernando Henrique.

Durante a viagem, os alunos tiveram também a oportunidade de refletir sobre a crise de abastecimento que o estado de São Paulo vem passando e alternativas para evitar essa escassez. “O estado de São Paulo vive uma grande crise hídrica e o Paraná com os rios caudalosos. Uma das perguntas que fizemos ao guia técnico foi sobre o volume do lago de Itaipu e como tem sofrido com a seca e a resposta foi que não existe crise de água na Usina. Durante o voo, verificamos o tamanho das bacias do rio Paraná, que dificilmente sofre com falta de água. A reflexão que fizemos foi com relação à falta d’ água e quanto isso pode prejudicar o Brasil em vários aspectos, não somente o mais importante como saúde e vida da população, mas também na economia, pois o país ainda depende essencialmente de energia hidrelétrica. Muito tem se falado em outras formas de energia limpa, mas pouco tem sido feito pelo país para avançarmos neste sentido”, contou o estudante.

Galeria de fotos


Palavras-chave


Histórico de Notícias