Alunos do curso de Ciências Contábeis inovam na disciplina de Empreendedorismo

25/11/2014
Alunos do curso de Ciências Contábeis inovam na disciplina de Empreendedorismo
A partir da metodologia “Business Model Generation” (BMG), os alunos do Curso de Ciências Contábeis, do Campus de Bragança Paulista, apresentaram trabalhos com ideias inovadoras na disciplina de “Empreendedorismo”. A metodologia permite que os estudantes abusem da criatividade para satisfazer as necessidades não atendidas do mercado, por meio de novas tecnologias, produtos ou serviços. O objetivo é aprimorar, provocar ou transformar um mercado existente.

Conscientes da importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico da sociedade, sem esquecer da responsabilidade social das organizações sobre o meio ambiente e as pessoas, os alunos apresentaram ideias, produtos e serviços modernos.

Confira os modelos de negócios desenvolvidos pelos alunos do 2º ano:

1. Bella Dama – Um modelo de negócio baseado em aluguel de roupas e acessórios femininos, voltado para o público feminino em geral e que deseja ir para uma festa e nunca tem a peça que deseja naquele momento para completar o figurino.

2. Sabores e Saúde – Loja virtual de produtos alimentícios voltados às pessoas com intolerância a lactose e ao glúten, ou que necessitam de dietas especiais e não conseguem adquirir os produtos facilmente.

3. Caixinha da Alegria – Baseada no uso do suporte para o soro de tratamento médico. Confeccionada com embalagens de leite longa vida recicladas, totalmente voltadas para incentivar e auxiliar o tratamento médico das crianças dentro de clínicas e hospitais.

4. Varal Automático –Varal para estender roupas ativado por um sensor eletrônico, o qual identifica a água da chuva e recolhe as roupas automaticamente, evitando assim o desperdício de água.

5. PEGS – Baseado num sistema de alarme automotivo que pode ser acionado via SMS (Serviço de Mensagens Curtas), o PEGS avisa até cinco números de celulares, previamente cadastrados no sistema, a ocorrência de sinistros.

6. Folhinha On Line – Plataforma on line para cadastro de produtos e promoções de supermercados, eliminado os panfletos que são impressos e jogados nas vias públicas. A plataforma também pode ser usada como uma ferramenta de e-commerce e como um portal de negócios.

7. Infoco – Modelo de negócio baseado no marketing contábil, cuja a proposta é desmistificar e popularizar o trabalho do contador perante seus clientes, utilizando-se do marketing como ferramenta para fornecer serviços de consultoria aos escritórios de contabilidade da região.

8. KI FOME – Um aplicativo para smartphone que permite ao usuário pesquisar, comparar e fazer pedidos aos restaurantes da cidade cadastrados no sistema, totalmente online, eliminando a necessidade de agendas e panfletos que o cliente nunca encontra quando precisa.

9. World Wide – Plataforma de tradução de documentos para várias línguas, cujo intuito é facilitar o acesso e reduzir os custos para o cliente final.

10. Contador Business – Empresa de serviços contábeis, descentralizada, com uma forte infraestrutura em tecnologia da informação e que utiliza as instalações do cliente como base para a prestação dos serviços contábeis.

11. Cine Balada – Uma empresa de eventos que propõe aos bares, restaurantes e casas noturnas da cidade a oportunidade de combinar o seu negócio com cinema, criando noites temáticas ou até mesmo festas para públicos específicos.

Histórico de Notícias