Pastoral Universitária promove a 20ª Caminhada ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

20/03/2015
 A Pastoral Universitária da Universidade São Francisco (USF) em conjunto com o Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil promoveu no dia 14 de março a 20ª Caminhada ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Pedra Bela, São Paulo.

A concentração e saída aconteceu às 21h30. Durante toda a madrugada, cerca de 700 peregrinos caminharam até o Santuário. No local, o Padre Sebastião Aparício de Rezende e por Frei Diego Melo, OFM celebraram uma missa.

O Frei Diego Melo, do Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, destaca a importância de se compartilhar o espírito franciscano. “Participar da caminhada com a USF foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais da realidade daqueles que fazem parte da Universidade, bem como compartilhar um pouco do espírito missionário e peregrino franciscano”, disse o Frei.

Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Débora Magrini Baratella Assis, a caminhada é o momento para reflexão, mas também para incentivar hábitos saudáveis. Um grupo de alunos do Curso acompanhou todo o trajeto para prestar apoio aos participantes. “A caminhada na visão de um profissional de saúde se mostra importante, pois, nos deparamos com pessoas que não praticam nenhuma atividade física, portanto, nossa participação enquanto profissionais permitiu uma excelente oportunidade de promover também a saúde, incentivando os participantes a iniciarem uma atividade física diária para a melhora do bem-estar individual e também para prevenção, retardando o desenvolvimento prematuro de problemas de saúde. Consideramos importante a participação dos alunos de Enfermagem, pois, puderam oferecer suporte aos sedentários, orientando a respiração, o descanso e a hidratação, aferindo os sinais vitais, permitindo dessa maneira que todos pudessem cumprir o objetivo de chegar ao Santuário”, afirmou a docente.

Representando a Pastoral Universitária, a professora Dalva Leme agradece a participação de todos e do Curso de Enfermagem que, acompanharam e auxiliaram todos os participantes durante a caminhada. “Com muito zelo cuidaram das pessoas que ficaram indispostas durante a caminhada. É a USF cumprindo sua missão junto à sociedade, promovendo solidariedade, mediante a prática do bem e a consequente construção da paz”, ressaltou a Professora que foi uma das coordenadoras do projeto.

Concluindo a caminhada, a organização do evento doou à USF a imagem de Nossa Senhora Aparecida que percorreu todo o trajeto com os peregrinos, como forma de gratidão pela parceria e apoio. A imagem entronizada no altar na capela da USF, do Campus de Bragança, na missa do dia 17 de Março.

Histórico de Notícias