Alunos do Curso de Medicina realizam Feira de Saúde na cidade de Vargem

30/04/2015
Alunos do Curso de Medicina realizam Feira de Saúde na cidade de Vargem
  Os alunos do Centro Acadêmico Rolando Tenuto (CART), órgão representativo dos estudantes de Medicina da Universidade São Francisco (USF), promoveram no dia 25 de abril, a 9ª Edição do Projeto Se Liga na Saúde, na cidade de Vargem, em São Paulo.

O evento reuniu 246 alunos do Curso de Medicina do Campus Bragança Paulista, que sob orientação dos médicos Vítor Piquera e Alexandre Angione, realizaram ações de promoção da saúde e prevenção de doenças para a população.
O Se Liga na Saúde foi realizado no Ginásio Poliesportivo e teve como organizadores a Direção Científica do CART, composta pelos alunos de medicina Mateus Reinato, Mateus Silva, Andressa Mara Athanasio e Patrícia Mazini; e a Coordenação Geral formada pelos acadêmicos Maria Thereza Barsotti Badari e Jetro Sguarezi. Também contaram com o apoio da Prefeitura de Vargem, de 18 Ligas Acadêmicas e da ONG International Federation of Medical Students Association (IFMSA). O evento beneficiou cerca de 200 pessoas, que tiveram acesso à triagem, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e ao Teste de Visão.

Além disso, a população foi conscientizada a respeito dos mais diversos tipos de patologias, como câncer de mama, câncer de pele, câncer colorretal e doenças vasculares. Os beneficiados também puderam se informar a respeito da doação de órgãos, de dietas balanceadas para crianças e aprender a realizar a manobra de Reanimação Cardiopulmonar.

Para a aluna do curso de Medicina e Presidente do CART (Gestão 2014-2015), Maria Thereza Barsotti Badari, o projeto contribui para a prevenção e a promoção da saúde, além de contribuir para a formação do aluno de Medicina. “Tem grande importância para os acadêmicos de Medicina, pois provoca uma discussão a respeito da amplitude e complexidade do conceito de saúde, além de estimular uma relação mais humana dos futuros profissionais com seus pacientes”, afirmou Maria Thereza.

Histórico de Notícias