Alunos da USF promovem ação solidária em comemoração ao mês das mães

18/05/2015
Alunos da USF promovem ação solidária em comemoração ao mês das mães
 Para comemorar o mês das mães e também incentivar o espírito solidário, um grupo de 130 alunos da Universidade São Francisco (USF), do Campus Bragança Paulista visitaram no último sábado, dia 16 de maio, a Vila São Vicente de Paula, que atende 79 idosos. O objetivo do projeto Mãezinhas do Coração foi comemorar junto às mulheres que residem no asilo o mês das mães.

O projeto é da disciplina Mecanismos de Estudos Sistêmicos (MES) aplicada aos alunos dos Cursos de Tecnologia em Logística, Processos Gerenciais e Gestão da Qualidade. O projeto também teve o apoio dos alunos dos Cursos de Engenharia da Produção, Engenharia Civil, Administração, Contábeis, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia.

Para a professora Suzana Aparecida Gonçalves Pádua Lima, uma das docentes responsáveis pela organização do projeto, a realização de ações solidárias fazem parte da Missão da USF. “Nossas atividades ligadas às Ciências são desenvolvidas durante as aulas, palestras e visitas técnicas. A fraternidade e solidariedade são desenvolvidas através de ações e projetos que visam promover o interesse dos alunos pela responsabilidade social”, afirmou a docente.

A aluna do Curso de Ciências Contábeis, Andréia Cristina de Matos, ressalta como foi importante trocar experiências com os moradores do asilo e conhecer a estrutura do local. “Moro em Itatiba, não conhecia o asilo de Bragança, adorei a experiência, adorei o lugar e os idosos. Achei muito bacana esse modelo de asilo, respeitando a individualidade de cada um. Fiquei muito feliz em participar, e feliz em saber que existe um lugar que trata as pessoas com tanto carinho e respeito”, contou Andréia.

As atividades tiveram início às 7h da manhã com o oferecimento de um café da manhã. Os alunos de Fisioterapia realizaram massagens e os alunos da Farmácia e Enfermagem mediram a glicemia e aferiram a pressão arterial dos moradores. Também foi realizada a apresentação de música ao vivo e em seguida, ocorreu a entrega de presentes para todos os internos.

Para a aluna do 1º semestre do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, Diandra Maniezzo, a atividade foi um momento importante de aprendizado. “Sobre o dia de hoje não há palavras que eu possa expressar, cada olhar cada sorriso, cada abraço, um aprendizado muito significante que pude presenciar no Asilo São Vicente de Paula. Não há nada que pague esses momentos de risos e lágrimas. Foram momentos valiosos”, afirmou a aluna

Além da realização da atividade, os alunos promoveram uma arrecadação de itens essenciais para o dia a dia dos idosos. Foram arrecadados leite, fraldas, cloro e enxaguante bucal.

Histórico de Notícias