Curso de Farmácia recebe docente de universidade espanhola

20/05/2015
Curso de Farmácia recebe docente de universidade espanhola
 Os cursos de Farmácia e Engenharia Química da Universidade São Francisco (USF), Campus Campinas (Unidade Swift) receberam no dia 14 de maio a visita do professor pesquisador do departamento de Química Farmacêutica e Orgânica, Joaquín María Campos Rosa, da Universidade de Granada, na Espanha.
O docente ministrou a palestra “The inhibition of Choline Kinase as an antiproliferative approach: A case study”, que aborda o estudo de caso envolvendo alvos de ação no desenvolvimento de fármacos antineoplásicos.

Durante a palestra Joaquín abordou as etapas pesquisa e investimento de um novo medicamento. “O descobrimento de um novo fármaco é muito complicado, requer muito investimento e tempo. É preciso seguir em frente até mesmo em momentos em que a pesquisa não avança, pois o que vale é o resultado final”, afirmou o palestrante.

O pesquisador é um dos co-descobridores do fármaco cimetidina. Sua atual linha de pesquisa incluem novos agentes anti-inflamatórios e o estudo dos efeitos dos agentes anticâncer. O professor Campos já lecionou 8 cursos de “Planejamento de Fármacos e Síntese Orgânica”, na Universidade de São Paulo (USP) Campus Ribeirão Preto.

Para a coordenadora do Curso de Farmácia, professora Michele Polli, a contribuição do pesquisador para o ensino brasileiro tem sido fundamental “A palestra representa um momento importante para os nossos alunos da Farmácia e Engenharia Química. O professor Joaquín Maria tem contribuído com excelência para a formação acadêmica dos professores brasileiros”, afirmou a docente.