Pesquisador da USF participa de Conferência Internacional

14/09/2015
Pesquisador da USF participa de Conferência Internacional
 O Líder do Grupo de Pesquisas em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GPMAS), professor Marcelo Augusto Gonçalves Bardi, participou de 30 de agosto a 3 de setembro, da 31st Polymer Degradation Discussion Group Meeting, na cidade de Estocolmo, Suécia. Organizado pelo Polymer Degradation Dicussion Group, associado à Royal Chemistry Society, o evento reuniu cerca de 200 pesquisadores do mundo todo, totalizando 60 apresentações orais e 14 pôsteres. A participação contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Universidade São Francisco (USF).

Resultado de pesquisas já conduzidas no Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa Acadêmica da USF, bem como de parcerias com a Universidade de São Paulo (USP) e a Michigan State University (MSU, EUA), o professor Marcelo proferiu a palestra “Study of accelerated and natural degradation of radiation cured print inks coated on low density polyethylene containing cobalt stearate”, que trata do impacto ambiental causado pela impressão de tintas fotocuráveis em materiais plásticos ditos oxidegradáveis, como é o caso do polietileno, muito empregado na confecção de sacolas plásticas de supermercado. “É muito importante que o processo de biodegradação de plásticos contendo aditivos acelerados da degradação sejam estudados e conhecidos, principalmente para se evitar que estes não se tornem uma nova fonte de contaminação e poluição ambiental”, destacou o professor Bardi.

A pesquisa desenvolvida está em andamento, sendo parte das linhas de trabalho do Grupo de Pesquisas em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GPMAS), cadastrado e certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq). Atualmente, o GPMAS agrega cerca de 15 docentes vinculados aos cursos de graduação e 40 alunos de iniciação científica da USF, atuando em áreas multidisciplinares, porém voltadas para a temática de meio ambiente e sustentabilidade.