Alunos desenvolvem Construtora Júnior

15/12/2015
Alunos desenvolvem Construtora Júnior

Os alunos do 1º semestre do Curso de Engenharia Civil, do Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) participaram, no mês de novembro, da elaboração e apresentação de uma construtora Júnior, aplicando os conceitos de administração: Gestão de Portfólio (definição e análise mercadológica); definição da matriz SWOT; matriz BCG; Cinco Forças de Porter e Estratégia Genérica de Porter; assim como estruturação departamental e funcional; e fluxograma de processos administrativo.

A partir dos conceitos adquiridos durante as aulas, cerca de 50 aluno puderam criar empresas na área de Engenharia Civil, desde a concepção da empresa (razão social e mercado de atuação) até o funcionamento e análise de viabilidade.

Os alunos definiram os próprios produtos e/ou serviços que estivessem atrelados à obra referencial, e no final deveriam apresentar além da empresa, o produto ou serviço propriamente dito, com custo e preço. O contexto é que o trabalho técnico deverá ser a peça principal, embasado nos princípios administrativos e na formatação de uma empresa.

Foram ao todo nove grupos, que através de banners e outros recursos visuais, apresentaram para professores e alunos do Campus Bragança Paulista as empresas e conceitos criados. Os trabalhos foram avaliados nos quesitos apresentação, domínio dos assuntos, criatividade e originalidade de cada grupo.

O trabalho motivou os alunos, que colocaram na prática os conceitos aprendidos na sala de aula. Mesmo sendo alunos do primeiro semestre, demonstraram alto grau de comprometimento e empenho com bastante seriedade em todas as etapas, incluindo durante as apresentações. “Certamente foi uma semente que plantamos em cada futuro engenheiro” disse o professor Fernando Andrian, docente responsável pela disciplina Introdução à Administração. Para o docente que orientou o trabalho, significou uma missão cumprida. “Afinal, nosso papel de educador e motivador dos alunos, foram cumpridos”.

A aluna Vitória cursa Engenharia de Produção e prestigiou a exposição dos grupos. Na ocasião a aluna relatou que achou bastante inovadora a exposição de maquetes, elogiou a boa representação na figura de donos das construtoras, a distribuição de folders e cartões, a segurança, explicação e receptividade aos visitantes.

Histórico de Notícias