USF promove palestra sobre Espiritualidade Franciscana

29/04/2016
USF promove palestra sobre Espiritualidade Franciscana
A Universidade São Francisco (USF) promoveu, no dia 19 de abril, a palestra “Espiritualidade Franciscana”, ministrada pelo diretor vice-presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz (CNSP - ASF), mantenedora da Universidade, Frei Vitório Mazzuco Filho, no Campus Bragança Paulista.

O Frade destacou a importância de São Francisco de Assis como referencial do humano. “Falar de espiritualidade franciscana é falar de um caminho de realização humana. Espiritualidade não é doutrina ou dogma, é um caminho que tem que ser feito. Dogma ou doutrina é o que os outros dizem e isso é crença. Fé é um caminho que vocês têm que fazer”, ressaltou Frei Vitório.

Na ocasião, também foi realizada a entrega simbólica das doações arrecadadas pelos participantes do Projeto de Extensão Comunitária Anjos em Ação. Ao todo, foram arrecadados mais de 1.400 itens de higiene pessoal, 652 quilos de alimentos, 250 litros de leite e 21 metros de cabelo, além de roupas. As doações serão entregues às entidades Vila São Francisco de Paulo, Casa do Caminho e Associação Bragantina de Combate ao Câncer (ABCC).

Para a diretora do Campus Bragança Paulista, Profa. Márcia Aparecida Antonio, os alunos que participam dos projetos da Universidade, têm a possibilidade de vivenciar os valores franciscanos. “Essas ações propiciam aos alunos a oportunidade de conviver com as diferenças, aprender a se comunicar, interagir, decidir em grupo, zelar pela saúde, cuidar do meio ambiente, valorizar o saber social e dialogar. O dialogo envolve falar, ouvir e refletir sobre o que foi dito e o que foi feito para reconstruir e resinificar. Esses movimentos de troca de impressões, avaliações constantes e reflexão mutua possibilitam a criação de uma nova visão comum, que permite a transformação”, afirmou Márcia.

Projeto de Extensão Comunitária Anjos em Ação

As primeiras ações começaram na disciplina Mecanismos de Estudos Sistêmicos (MES) aplicada aos alunos dos cursos de Tecnologia da instituição. No entanto, o que começou com ações pontuais passou a envolver um número cada vez maior de voluntários, culminando assim, no Projeto de Extensão Comunitária Anjos em Ação.

“Novas ideias e pessoas estão sendo incorporadas ao projeto e o grupo de voluntários está crescendo cada vez mais. É uma semente que foi plantada dentro da Universidade e que vamos dar continuidade”, comentou o aluno do curso de Tecnologia em Logística Luiz Fernando Gonçalves da Silva, um dos primeiros voluntários e organizadores das ações.

Segundo a coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis, Tecnólogos em Logística, Processos Gerenciais e Qualidade, Profa. Aparecida Elizabete Pontes, a exemplo das palavras de Frei Vitório, cada curso precisa buscar a sua identidade, não apenas uma unidade acadêmica, mas uma identidade ideológica. “Estar na Universidade não significa apenas estudar, mas também participar de momentos diferentes da vida acadêmica. Depois, o aluno irá perceber o quanto mudou positivamente”, observou.

O Projeto Anjos em Ação, assim como outras ações sociais já promovidas no campus, foram inicialmente idealizadas pela coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Profa. Suzana Aparecida Gonçalves Pádua Lima. “Para mim, esses projetos são formas de agradecimento pela vida”, comentou a professora que teve um câncer diagnosticado em 2010 e, hoje, é uma das docentes responsáveis pela organização do projeto.

Histórico de Notícias