Título: AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O CRESCIMENTO MICELIAL DE COLLETOTRICHUM GLOEOSPORIOIDE ISOLADO DE FRUTOS DE GOIABEIRA
Resumo: A antracnose causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioide, é a principal doença pós-colheita dos frutos da goiabeira, comprometendo a sua qualidade e comercialização. O uso de fungicidas é o principal método de controle da doença, oferecendo risco à saúde da população e danos ao meio ambiente. Objetiva-se com essa pesquisa avaliar in vitro se os óleos essências, de camomila, cravo, hortelã pimenta e gengibre inibem o crescimento micelial de Colletotrichum gloeosporioides, agente causal da antracnose da goiabeira. O delineamento experimental será em blocos casualizados, com seis tratamentos (concentrações dos extratos) e quatro repetições, sendo que cada extrato será avaliado separadamente. Será avaliado a porcentagem de inibição do crescimento micelial, índice de inibição do crescimento micelial e diâmetro das colônias. Espera-se obter resultados que demonstrem a ação antifúngica dos óleos vegetais.
Coordenadora: JAÍNE ALVES ANSELMO
E-mail: jaine.anselmo@usf.edu.br
Currículo lattes: clique aqui.
Título: DESENVOLVIMENTO DE BIOADSORVENTES PARA TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL
Resumo: Com o avanço do desenvolvimento industrial, a quantidade de efluentes gerado têm aumentado, danificando os corpos hídricos. Desta forma, a fiscalização ambiental também aumentou gerando multas e até o fechamento da empresa em caso de reincidência. Com isso surgiu foi iniciado no ciclo 2023-2024 o estudo de remoção de sulfato de efluente industrial. Foi realizado o tratamento de uma resina fortemente básica e realizada a validação da metodologia de análise de sulfato. A resina removeu 50% do sulfato da solução quando a adsorção foi realizada sem agitação. Além disso, foram estudadas metodologias de remoção de nitrogênio e metais de efluentes a partir de tratamento químico, métodos que mostraram a eficácia da remoção. Portanto, pretende-se neste ciclo continuar com os estudos de remoção de sulfato modificando as condições de temperatura e pH do meio, através de estudos de isotermas e cinética de adsorção e a montagem de uma coluna de adsorção piloto. Para atingir o objetivo foram selecionados 4 alunos da USF que farão a caracterização da resina, os estudos de variação do meio e o projeto e a construção de uma coluna de adsorção. Após este estudo, o sistema desenvolvido será testado em efluente industrial. A metodologia científica proposta está descrita neste texto.
Coordenadora: MONICA TAIS SIQUEIRA D’AMELIO FELIPPE
E-mail: monica.felippe@usf.edu.br
Currículo lattes: clique aqui.
Título: GREEN ENERGY: GERAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL
Resumo: Com a ampliação de problemas ambientais decorrentes dos fenômenos de mudanças climáticas, tem se tornado urgente a necessidade da produção de energia e produtos que tenham baixa emissão de carbono, ou seja, com baixa emissão de CO2 em toda sua cadeia produtiva. O Brasil tem o potencial para ser um dos maiores produtores de hidrogênio verde do mundo devido às suas vantagens naturais associadas a uma matriz elétrica predominantemente renovável. Internamente, o hidrogênio tem potencial de aplicação em diversos setores industriais, de alimentos à fertilizantes, podendo também ser aplicado como substituto de combustíveis que têm alta intensidade de carbono. O hidrogênio, utilizado nas células a combustível pode ser classificado em verde ou negro, e uma das fontes de hidrogênio é a amônia, a qual possui grande vantagem de não conter carbono. Este projeto visa então estudar o processo de geração de green energy através da amônia com foco em processo, produção e capacidade geradora de energia.
Coordenadora: RENATA LIMA MORETTO
E-mail: renata.moretto@usf.edu.br
Currículo lattes: clique aqui.
Título: ESTUDO DOS PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO DOS MATERIAIS DE PLACAS FOTOVOLTAICAS
Resumo: A energia elétrica gerada pelas placas fotovoltaicas é produzida pela conversão de radiação solar em energia elétrica, utilizando semicondutores de corrente contínua que geram o efeito fotovoltaico. A energia solar fotovoltaica foi a fonte de energia renovável que mais cresceu no mundo atualmente. Esse crescimento se dá a uma taxa de 39% ao ano, um aumento praticamente exponencial. Os sistemas fotovoltaicos têm uma vida operacional de aproximadamente 25 anos, em relação a eficiência das placas solares. Porém, o sistema é formado por circuitos e elementos eletrônicos com variados tempos operacionais, por exemplo, as baterias para armazenamento de energia. A troca de cada um desses componentes pode gerar resíduos do processo. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo dimensionar um sistema fotovoltaico e estudar os processos eficientes para recuperar os metais presentes nas placas solares, como também avaliar os efeitos e a fitotoxicidade de amostras de metais provenientes de placas fotovoltaicas após o processo de lixiviação ácida por meio de bioensaios utilizando a espécie Lactuca sativa (Plantae, Magnoliophyta), em condições de laboratório. Além disso, propõe-se recuperar os metais oriundos dos resíduos gerados após a vida útil das placas fotovoltaicas por meio do processo de biolixiviação. Espera-se que os resultados obtidos pelos métodos e demais experimentos sejam satisfatórios, eficazes e auxiliem o processo de reciclo das placas fotovoltaicas que serão necessárias em breve de forma a não contaminar o meio ambiente, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais sustentável. Além disso, a partir da análise de algumas normativas vigentes, pode-se perceber que no Brasil, já estão sendo desenvolvidas ações para a gestão desse produto em fim de vida, o que demonstra certo alinhamento com os princípios do desenvolvimento sustentável e preocupação com o impacto ambiental causado pela obsolescência do sistema.
Coordenadora: ROBERTA MARTINS DA COSTA BIANCHI
E-mail: roberta.bianchi@usf.edu.br
Currículo: clique aqui.
Título: DIETÉTICA: O PAPEL DA CULINÁRIA NA PROMOÇÃO DE RECEITAS SUSTENTÁVEIS
Resumo: No contexto atual, há uma crescente preocupação em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Dentro do campo da nutrição, especialmente na área da dietética, existe um interesse em implementar medidas que promovam a sustentabilidade, visando a redução do desperdício de alimentos, por meio do aproveitamento integral de ingredientes e da criação de preparações mais nutritivas. Este estudo tem como objetivo geral determinar o fator de correção e o índice de cocção de diferentes grupos de alimentos, com o intuito de desenvolver e utilizar o alimento de forma integral em preparações com ou sem alteração dietoterápica. O experimento será conduzido nas Cozinhas Experimentais da USF, utilizando amostras de alimentos, durante o período de agosto/ 2024 a maio/2025, considerando os períodos sazonais para uma análise abrangente. Os indicadores de preparo de alimentos a serem determinados incluem o fator de correção e o índice de cocção. Além disso, serão desenvolvidas receitas utilizando os alimentos selecionados, com cálculos de ficha técnica e custo associados. Fotografias serão tiradas para documentar o processo de obtenção dos indicadores de alimentos e para a elaboração das receitas. Espera-se iniciar a construção de uma tabela de novos índices de preparo de alimentos, levando em consideração a sazonalidade e a promoção do aproveitamento integral dos ingredientes, assim como desenvolver receitas com e sem modificações dietoterápicas. As informações geradas por este estudo têm o potencial de contribuir para mudanças significativas no mundo contemporâneo, em consonância com o ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis, e para a formação de futuros profissionais nutricionistas comprometidos com a sustentabilidade.
Coordenadora: VIVIANE CRISTINA TORETI THEODOROPOULOS
E-mail: viviane.theodoropoulo@usf.edu.br
Currículo lattes: clique aqui.